Brinquedoteca da FACED promove evento Brincar para Crescer no próximo sábado (21); é gratuito

A Brinquedoteca da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará realiza no próximo sábado (21), das 9h às 12h, a edição 2023 do Brincar para Crescer, aberta ao público e gratuito, sem necessidade de inscrição. Podem participar crianças de zero a 12 anos de idade e seus familiares.

Entre as atividades programadas estão jogos, apresentação teatral, pinturas, exibição de filme, música e brincadeiras. Além de espaço ao ar livre, o público contará com as instalações da Brinquedoteca da FACED e uma área específica para bebês.

O Brincar para Crescer faz parte do calendário universitário da UFC e ocorre sempre no terceiro sábado de outubro, em alusão ao Mês das Crianças (o Dia da Criança é celebrado em 12 de outubro).  A coordenadora da Brinquedoteca da FACED, Profª Georgia Albuquerque, orienta o público que leve lanche e água. “A diversão é por nossa conta”, diz.

Imagem: Brinquedoteca da UFC é aberta diariamente para ao público externo e para a comunidade universitária (Foto: Viktor Braga/UFC)

A programação está sendo preparada com todo o carinho e empenho da equipe. “Envolvemos os professores e técnicos de toda a FACED para realização dessa atividade, além dos bolsistas e alunos tanto da Faculdade de Educação como dos Cursos de Psicologia, Letras, Arquitetura, Física, dentre outros, pois é uma ação transdisciplinar”, informa a Profª Georgia.

ATRAÇÕES – Ao detalhar a programação, a Profª Georgia Albuquerque explica que, além da Brinquedoteca da FACED estar à disposição do público durante todo o evento, haverá teatro para bebês com o grupo Eureka; Estação das Artes (com atividades de colagem, pintura com giz de cera e lápis de cor e ações com argila); Ateliê Pintante e camarim; contação de histórias étnico-raciais com o Projeto Dandara; Cine NUCEPEC, projeto do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (NUCEPEC), ligado ao Departamento de Psicologia da UFC; Parque Sonoro; sala de leitura; brincadeiras tradicionais; e apresentação do Grupo de Percussão Casa Caiada, da UFC.

A Profª Georgia destaca a importância do brincar na formação infantil. “O brincar é a atividade principal da criança, ele amplia a atividade linguística, afetiva, simbólica, cognitiva da criança de forma única. No brincar a criança pode viver um papel materno, muito antes de poder ser mãe, dentre outras coisas. No brincar trabalhamos a saúde mental de nossas crianças, através da possibilidade simbólica que a atividade de brincar permite, que é ressignificar as nossas vivências e experiências”, afirma.

Ela considera que o evento é relevante não somente pelas brincadeiras e oportunidade de a criança vivenciar múltiplas linguagens (teatro, artes, jogos, música etc.), mas por ser “um momento para estreitar vínculos familiares, pois permite a interação e construção de memórias afetivas maravilhosas dos pais com seus filhos”.

O Brincar para Crescer foi criado em 2015 numa iniciativa da então direção da FACED, na gestão da Profª Isabel Ciasca e do vice-diretor José Arimatéa Barros Bezerra (2015-2019), juntamente com as professoras Cristina Façanha e Bernadete Porto (atual titular da Pró-Reitoria de Extensão – PREX). Esta será a oitava edição porque, mesmo no período da pandemia de covid-19, o evento foi realizado na modalidade on-line. No último evento, segundo a Profª Georgia, cerca de 400 pessoas assinaram o livro de presença.

BRINQUEDOTECA – Quanto à Brinquedoteca da FACED, trata-se de um projeto de extensão, atualmente sob a coordenação da Profª Georgia Albuquerque. O local conta com dois espaços, um para bebês de zero a 2 anos e outro para crianças de qualquer faixa etária. Da equipe também fazem parte a Profª Cristina Façanha, que coordena o brincar livre para os bebês, além de duas professoras colaboradoras: Eunice Andrade de Oliveira Menezes e Jeannette Filomeno Pouchain Ramos.

A Profª Georgia informa que a Brinquedoteca é aberta diariamente, para atendimento ao público externo e à comunidade universitária, incluindo filhos de alunos, professores e técnicos, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, exceto na quarta-feira, com horário das 16h às 18h.

“A Brinquedoteca também funciona para os alunos de toda a comunidade universitária como espaço de formação e de saúde mental, possibilitando a integração entre a comunidade acadêmica, espaço de quebra da rotina produtiva para realização de alguma atividade simbólica ou de jogos de tabuleiro, dentre outros. E nas sextas-feiras, à tarde, na praça do Chão, seus brinquedistas levam materiais para propor brincadeiras tradicionais para os alunos da comunidade universitária”, detalha ela.

Todos os anos, a Brinquedoteca realiza dois eventos: um sempre no último sábado de maio, em alusão ao Dia Mundial do Brincar; e o outro o Brincar para Crescer, como já mencionado, no terceiro sábado de outubro, em referência ao Mês das Crianças.

Fonte: Profª Georgia Albuquerque, coordenadora da Brinquedoteca da FACED-UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.