Evento sobre morfologia e fisiologia reunirá professores e estudantes de 25 municípios cearenses no Campus do Pici

A 1ª Feira e Mostra Estadual de Escolas do Estado do Ceará: da Morfologia à Fisiologia Geral (FEMEC) será realizada nesta terça-feira (17), das 9h às 17h, no Centro de Convivência da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. O evento, organizado pela Liga de Ensino de Morfologia nas Escolas (LEME), vinculada ao Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFC, vai reunir professores e estudantes de escolas de 25 municípios cearenses.

A FEMEC é uma feira estadual de ciências com foco nas ciências morfofuncionais. De acordo com os organizadores, cerca de 100 equipes, integradas cada uma por três alunos do ensino médio e um professor orientador, irão apresentar trabalhos sobre anatomia, histologia, embriologia e fisiologia. O edital de seleção de trabalhos foi aberto à participação de alunos do ensino fundamental 2 (do sexto ao nono ano) e do ensino médio e técnico, das redes pública e privada de municípios cearenses.

Imagem: Alunos de escolas de 25 municípios apresentarão trabalhos sobre anatomia, histologia, embriologia e fisiologia humanas (Foto: Divulgação)

Com o evento, a Liga de Ensino de Morfologia nas Escolas objetiva difundir o conhecimento de morfologia e fisiologia no Estado do Ceará; incorporar novas tecnologias de ensino-aprendizagem de morfologia e fisiologia; estimular o raciocínio crítico no ensino de ciências da natureza, através de projetos escolares pautados para ciências morfofuncionais; incentivar o desenvolvimento de metodologias que auxiliem na produção da feira de ciências; e fomentar o interesse pela pesquisa em regiões distantes dos polos de pesquisa do Estado.

A LEME busca ainda estimular e premiar alunos do ensino médio que desenvolvem projetos científicos, além de incentivar a participação feminina na ciência por meio da premiação e divulgação dos trabalhos realizados por mulheres. Das atividades da Liga também faz parte o desenvolvimento de materiais que auxiliem na divulgação dos trabalhos e na prática do ensino, como cartilhas educativas, e-book, podcast, entre outros conteúdos.

Conforme o edital, "as melhores produções da área morfofuncional serão premiadas com bolsas nas seguintes modalidades: Iniciação Científica Júnior (ICJ), destinada aos estudantes premiados, e Apoio Técnico em Extensão no País Nível Superior (ATP-A), atribuído aos professores de ensino fundamental, médio e técnico de alunos gratificados."

Mais informações podem ser conferidas no Instagram da LEME: @lemeufc.

Fonte: João Victor Pires, presidente da Liga de Ensino de Morfologia nas Escolas (LEME) – e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.