Oito novos servidores são empossados para campi da UFC em Fortaleza e no Interior

Na manhã desta segunda-feira (16), oito novos servidores docentes e técnico-administrativos passaram a integrar os quadros da Universidade Federal do Ceará. Ocorrida no gabinete do reitor, a cerimônia de posse foi a primeira a ser presidida pelo Prof. Custódio Almeida, que teve a seu lado a vice-reitora, Profª Diana Azevedo.

No ato, foram empossados os docentes Amanda Monteiro, para o Departamento de Engenharia Mecânica (CT); Bruno Araújo, para o Departamento de Física (CC); Francisco Germano Lúcio, para o Departamento de Teoria Econômica (FEAAC); e Laiana de Sousa, para o Departamento de Ciências da Informação (CH), todos em Fortaleza. Na ocasião, também tomaram posse: o técnico de laboratório/estradas Francisco Djavan Caitano, lotado no Campus da UFC em Crateús; e o engenheiro civil Francisco Veldemar Júnior, a assistente social Maryane de Vasconcelos e a assistente em administração Milena Mendes, que passam a integrar o quadro do Campus da UFC em Russas.

Imagem: Pessoas em volta de uma mesa, na sala na qual os novos servidores foram empossados pelo reitor (Foto: Viktor Braga/UFC)

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Profª Marilene Feitosa, deu as boas-vindas aos novos servidores, colocando a Pró-Reitoria à disposição de todos. “Hoje é um dia muito especial na vida de vocês e na vida da UFC porque, a partir de hoje, vocês vão fazer um serviço para a sociedade”, apontou.

Veja mais fotos da cerimônia no Flickr da UFC

O reitor da Universidade, Prof. Custódio Almeida, destacou a emoção do momento e a felicidade em fazer parte da UFC. “Aqui a gente encontra tudo o que é plural, diverso, tudo o que nos instiga. E a gente descobre que o outro é nosso mestre. A gente aprende com o outro”, comentou, reforçando a importância da Universidade como espaço para a emancipação humana.

A vice-reitora, Profª Diana Azevedo, destacou o ingresso no serviço público como espaço para “fazer a diferença” e também para acolher as pessoas que precisam. “Que a gente seja acolhedor para a população dentro daquilo que nos cabe como servidor público”, pontuou.

Imagem: foto de três pessoas, sendo um idoso, um rapaz jovem ao centro e uma senhora segurando um papel

EMOÇÃO – A cerimônia foi acompanhada por familiares e amigos dos novos servidores. Em meio a aplausos e sorrisos, teve quem não conseguiu conter a emoção do momento. Enquanto Francisco Djavan Caitano pegava o termo de posse das mãos do reitor, a mãe, Maria Djacir Miguel, enxugava as lágrimas no canto da sala.

A professora do município de Massapê acompanhou a trajetória e a persistência do filho até passar em um concurso público. “Eu estou muito emocionada porque foram muitas lutas. Com uma família humilde, ele tinha um sonho. Às vezes eu falava: ‘Meu filho, você não acha que deve seguir outro rumo?’. E ele disse: ‘Não’. E hoje ele chegou aqui”, contou.

Agora, o filho único de Maria Djacir segue para Crateús, onde atuará como técnico de laboratório/estrada, com a promessa de visitar a família em Massapê quinzenalmente. “Eu estou muito feliz com a conquista. Apesar de meus familiares gostarem do aconchego, da proximidade, eu gosto muito da sensação de estar longe, ter saudade e voltar, e ter esses desafios”, comemorou.

Participaram também da solenidade de posse o pró-reitor-adjunto Marlon Bruno Matos; a coordenadora de Comunicação e Marketing (UFC Informa), Profª Kamila Fernandes; a coordenadora de Desenvolvimento e Carreira (CODEC) da PROGEP, Rebeka Silva; e a diretora da Divisão de Concursos e Admissões (DICON) da PROGEP, Brunna Grasiella Silveira.