Faculdade de Educação realiza segundo fórum como parte das comemorações dos 60 anos do Curso de Pedagogia

A Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará deu prosseguimento, na manhã desta terça-feira (17), à série de fóruns programada para comemorar os 60 anos dos Cursos de Pedagogia (noturno e diurno) da UFC. A cada encontro um Departamento da FACED é o foco das apresentações. O fórum deste mês apresentou o Departamento de Fundamentos da Educação (DFE).

A solenidade realizada nesta manhã, no Auditório Valnir Chagas, teve mesa formada pela diretora da FACED, Profª Heulália Rafante; pela vice-diretora, Profª Adriana Eufrásio; pela chefe do DFE, Profª Patrícia Holanda; pela vice-chefe do Departamento, Profª Kelly Menezes; pela coordenadora do Curso de Pedagogia diurno, Maurilene do Carmo; pelo representante dos servidores técnico-administrativos, Carlos Lima; e pelo representante dos discentes, Ryan Cavalcante Andrade, do Curso de Pedagogia.

Marcos Iarley, aluno de Pedagogia, abriu a programação com músicas regionais e recitação de um cordel de sua autoria em homenagem à FACED. “Casa de grandes causas / grandes lembranças, grandes memórias / De grandes formações / Gigantes histórias / Casa de acessibilidade, de responsabilidade / Grandes conquistas e vitórias”, disse o aluno-poeta em um dos trechos.

A diretora da FACED, Profª Heulália Rafante, falou sobre a importância dos 60 anos do Curso de Pedagogia, destacando a responsabilidade pela formação de mais de 4 mil professores e professoras.

A ex-diretora da FACED, Profª Isabel Ciasca, fez um histórico do DFE, relacionando-o às histórias do Curso de Pedagogia e da própria faculdade. Ela lembrou de grandes mestres com quem estudou e posteriormente trabalhou, como os professores Nicolino Trompieri Filho e Brendan Coleman, ambos falecidos, o primeiro em 2021 e o segundo no mês passado. Destacou também a importância, para formação dos discentes da FACED, do Prof. José Anchieta Esmeraldo Barreto, que chegou a ser reitor da UFC (1983-1987).

A coordenadora do Curso de Pedagogia diurno, Profª Maurilene do Carmo, falou das contribuições do curso ao longo desses 60 anos e dos desafios de formar profissionais para a educação do Ceará e de outros estados brasileiros.

No fórum, as diversas áreas do Departamento de Fundamentos da Educação foram apresentadas no que se refere a estrutura, fundamentos, informática, metodologia e psicologia. A chefe do departamento, Profª Patrícia Holanda, destacou como o DFE proporciona aos alunos a base para a prática da Pedagogia. Na essência, estão o compromisso com o profissional que será formado e a interseção com outras áreas das ciências humanas.

Como forma de homenagem, houve a apresentação dos nomes de todos os docentes e técnico-administrativos do DFE, incluindo os aposentados. A solenidade foi encerrada com entrega de flores e sorteio de brindes.

SAIBA MAIS – No mês passado, na abertura das celebrações dos 60 anos do Curso de Pedagogia, o fórum contou com a apresentação do Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Até dezembro, ocorrerão novos encontros.

Fonte: Diretoria da FACED – fones: (85) 3366 7663 e 3366 7665