Agência UFC: Pesquisadores avançam nos estudos sobre a DMT, psicoativo que pode ajudar a combater a depressão grave

Com o avanço dos casos de depressão e as limitações dos tratamentos atuais, cientistas têm procurado novas abordagens para combater a doença e seus efeitos. Uma das mais promissoras para casos severos de depressão está na DMT, ou N,N-dimetiltriptamina, molécula que possui efeito psicoativo. Ela é produzida em pequena quantidade pelo corpo humano e está presente em várias plantas. Os efeitos da DMT ganharam notoriedade a partir do uso de infusões, como o chá ayahuasca, elaboradas por grupos religiosos.

Imagem: Ilustração de cérebro com diversas cores

Diversos programas de pós-graduação da UFC têm se debruçado sobre a molécula. No Programa de Pós-Graduação em Farmacologia, pesquisadores avaliaram o efeito da DMT em dose única em modelos animais e obtiveram bons resultados na luta contra a depressão persistente.

Na Química, cientistas conseguiram explicar os mecanismos que levam o corpo humano a, ele próprio, produzir a substância. E no Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional, pesquisadores avaliam os efeitos da DMT obtida a partir da jurema-preta e se preparam para estudar os efeitos da DMT em pacientes com borderline.

As pesquisas com DMT são o tema da reportagem desta semana da Agência UFC, plataforma de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Prof. Norberto Monteiro – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Profª Danielle Macêdo – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.