UFC assina acordo de cooperação com Empresa Brasil de Comunicação e ANDIFES para criação de emissora de TV universitária

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Almeida, assinou, na tarde de terça-feira (17), acordo de cooperação com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), para a implementação de uma emissora de TV universitária na UFC. A solenidade foi realizada no auditório do anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília.

Em virtude do acordo, a Universidade passa a integrar a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). A intenção é que a nova estação de TV da UFC produza e transmita conteúdos locais e retransmita a programação das emissoras públicas da EBC (TV Brasil, Rádio Nacional e Rádio MEC), que já conta com todos os recursos de acessibilidade, obrigatórios por lei. “Em breve a UFC ampliará sua capacidade de comunicação científica e cultural e terá mais um canal potente de diálogo com a sociedade cearense”, comemora o reitor da UFC.

Imagem: oito homens, todos de terno, posam para foto segurando uma pasta aberta. Eles estão posicionados atrás de uma mesa grande

Outras 31 universidades federais também assinaram acordos que balizam a operação de novas estações de rádio e de TV. A EBC auxiliará essas emissoras com tramitação processual, suporte técnico e capacitação, além de proporcionar maior visibilidade aos conteúdos regionais por meio da exibição nacional.

"É uma honra enorme nossas universidades darem esse passo para a expansão da rede de comunicação pública do nosso País. Os dados são impressionantes. Rapidamente, 51 novas rádios e 49 novas TVs de 50 municípios estarão em funcionamento”, explicou a presidente da ANDIFES, Profª Márcia Abrahão, reitora da Universidade de Brasília.

Para o presidente da EBC, Hélio Doyle, esses acordos são marcos importantes para a EBC. “Até o momento integram a Rede Nacional de Comunicação Pública 40 emissoras de rádio e 69 de televisão. Com as assinaturas de hoje, passamos a contar com 91 emissoras de rádio e 118 emissoras de televisão, um número bastante expressivo que tornará essa rede ainda mais forte. Mas pretendemos ampliar ainda mais nos próximos dias e nos próximos meses, continuaremos trabalhando para que todas as regiões do País, todos os municípios tenham acesso à comunicação pública.”

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou que a parceria traz, além de um caráter informativo, “uma gama de conteúdos educativos e de divulgação não só da cultura local mas também dos diversos estudos e pesquisas desenvolvidos em nossas universidades. Essa riqueza de conteúdos não só agrega cultura e lazer à programação de rádio e televisão ofertada de forma gratuita à população mas também tem importante caráter de inclusão social”.

Em seu discurso, que apontou o intento atual de reconstruir e fortalecer a educação no Brasil, o ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou o quão importante é a criação de novas emissoras públicas por meio das universidades federais, para que se possa “garantir informação de qualidade, de credibilidade e também para levar o conhecimento que as nossas universidades fazem para o País”.

Além das personalidades mencionadas, participaram do evento o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta; o presidente do Conselho Diretor da Anatel, Carlos Baigorri; dirigentes e representantes das universidades federais participantes do acordo; e autoridades representantes de outras instituições envolvidas direta e indiretamente no acordo.

A coordenadora de Comunicação e Marketing da UFC (UFC Informa), Profª Kamila Fernandes, explica que ainda será preciso estudar minuciosamente o projeto de implantação da TV universitária na UFC, mas espera que o novo equipamento de comunicação sirva como “forma de aproximar a Universidade ainda mais da comunidade, já que estará em um canal aberto, exibindo conteúdo de qualidade que exponha o que faz a Universidade, e aproxime as ações de pesquisa, extensão e docência de toda a sociedade. Será um mecanismo importante para melhorar a comunicação e fazer com que a UFC seja vista como ainda mais relevante”.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.