Centro de Convivência da UFC volta a pulsar com movimentação no Campus do Pici; conheça o equipamento cultural

"Eu achei muito grande, não tem como fingir costume, né?”, conta Antônia Dejara Lima, estudante do ensino fundamental sobre a sua primeira impressão ao entrar no Centro de Convivência da Universidade Federal do Ceará, quando participou, nessa terça-feira (17), da 1ª Feira e Mostra Estadual de Escolas do Estado do Ceará: da Morfologia à Fisiologia Geral (FEMEC). O espaço, com aproximadamente 4.500 metros quadrados, é um dos equipamentos culturais da UFC que visa promover a troca de conhecimentos e vivências artísticas.

O Centro de Convivência está localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra e tem como vizinhos o Instituto de Cultura e Arte (ICA) e o Restaurante Universitário (RU). Uma rampa de acesso com paredes azuis leva ao hall arborizado, que contém espaços amplos, iluminação natural e um paisagismo que se integra ao campus.

Imagem: A feira, que reuniu alunos e professores de escolas de vários municípios, movimentou vários espaços do Centro de Convivência (Foto: Viktor Braga/UFC)

No piso superior, a estrutura possui um salão principal que comporta mais de 300 pessoas, 12 salas de apoio e um auditório. Rampas, elevadores e comunicação em braile garantem a acessibilidade do espaço.

“Eu fui buscar a turma de Redenção, e assim que eles desceram do ônibus, olharam com um encanto, e um deles falou: ‘Parece um palácio’. O Centro de Convivência da UFC está deixando marcas para os 20 municípios que participaram da feira”, pontua João Victor Pires, discente e presidente da Liga de Ensino de Morfologia nas Escolas (LEME), que promoveu a FEMEC.

O equipamento cultural tem como finalidade a realização de encontros para a comunidade externa e interna da UFC e recebe eventos nacionais e internacionais. A movimentação de estudantes e de docentes na 1ª FEMEC mostra que o Centro de Convivência volta a pulsar.

Imagem: Sala multiuso do Centro de Convivência (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O Prof. Pedro Soares, do Departamento de Medicina da UFC e um dos idealizadores da FEMEC, evidencia os motivos que fizeram com que a organização do evento escolhesse o Centro para realizar a feira: “Para mim, é um lugar que tinha muito horizonte de uso. Houve um período em que ele foi subutilizado, mas, no momento em que eu e o Prof. Emanuel [também da UFC] pensamos a feira, entendemos que esse era o ambiente ideal para que ela pudesse dar visibilidade de novo a esse espaço.”

NOVO MOMENTO – O diretor do Centro de Convivência, Diogo França, conta sobre as ações planejadas para o equipamento cultural. “Estamos trazendo parcerias com eventos da própria Instituição com a Prefeitura de Fortaleza. Queremos promover esse espaço, primeiro, para a comunidade acadêmica, mas também para todo o Estado do Ceará.”

Além disso, a estrutura irá receber um dos eventos mais esperados pela comunidade acadêmica: os Encontros Universitários (EU) 2023. Depois de três edições realizadas de forma virtual, o retorno dos EU 2023 ocorrerá de 8 a 10 de novembro presencialmente, no Centro de Convivência. Um espaço multicultural, plural e acessível aguarda estudantes e professores, promovendo inclusão e representatividade.

Imagem: Em novembro, o Centro de Convivência voltará a sediar os Encontros Universitários (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O Centro de Convivência se tornou um equipamento cultural após a criação da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT), na gestão do Prof. Custódio Almeida. E os planos futuros já são postos pelo diretor do equipamento e incluem tanto a transferência da sede da PROCULT para o Centro de Convivência como a abertura de cantinas e lojas nos espaços que ainda não foram ocupados de forma definitiva.

De acordo com o pró-reitor da PROCULT, Prof. Sandro Gouveia, será iniciado um diálogo com a comunidade acadêmica, a fim de mapear as possibilidades de interação entre o Centro e os diversos projetos e setores existentes na UFC. "Esse é um equipamento importante pra UFC e para o Ceará como um todo. Queremos enfatizar a questão da convivência, torná-lo um espaço em que a gente possa ter praça de alimentação, wi-fi, com potencial de uso pelas pró-reitorias, com agendas permanentes. A gente precisa estruturá-lo para que isso aconteça", projetou o gestor.

SERVIÇO:

O agendamento de eventos, atividades e apresentações pode ser realizado através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Diogo França, diretor do Centro de Convivência – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..