IV Colóquio de Pesquisa em Design e Arte recebe inscrições de ouvintes até 10 de novembro; o evento é gratuito

Com a participação de renomados designers, ativistas sociais, artistas e pesquisadores, o IV Colóquio de Pesquisa em Design e Arte ocorrerá de 13 a 16 de novembro, no formato híbrido (on-line e presencial). As atividades presenciais serão realizadas no Complexo Cultural Estação das Artes (rua Dr. João Moreira, 540, Centro), em Fortaleza. As atividades on-line serão realizadas em salas de conferência virtual ou transmitidas pelo YouTube, de modo a garantir a acessibilidade e a interação dos participantes.

O prazo para submissão de trabalhos já foi encerrado, mas as inscrições gratuitas para ouvintes prosseguem até 10 de novembro via formulário eletrônico

Imagem: O IV Colóquio de Pesquisa em Design e Arte emitirá certificado de participação (Imagem: Divulgação)

O tema da edição 2023 do colóquio é "Arte, design, (re)invenção política e transformação social". Para os quatro dias do evento estão programadas mais de 120 apresentações de pesquisas de toda a América Latina (realizadas virtualmente), 3 mesas de debates e 2 palestras (ambas com formato híbrido), oficinas presenciais, além de atividades culturais.

Os trabalhos científicos inscritos obedecem a três eixos temáticos: design, arte e outros modos de ação política; materialidades e performatividades das ações coletivas; e ativismos disruptivos e tecnologias emergentes.

Os organizadores informam que o objetivo com a realização do colóquio é “promover debates sobre as ações de ativistas e movimentos sociais – suas dinâmicas, potencialidades e controvérsias – em interação com a arte e o design. Discutiremos as práticas políticas concretas e os processos de visibilização e invisibilização que operam em diferentes contextos de sociabilidade, sejam eles urbanos ou não urbanos, bem como as formas pelas quais as ações dos movimentos sociais e de ativistas se tornam compreensíveis ou são ativamente ignoradas, envolvendo também os debates no campo da arte e do design”, afirmam.

Será emitido certificado de participação.

ORGANIZAÇÃO – O IV Colóquio de Pesquisa em Design e Arte é uma realização conjunta da Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Cariri (UFCA), Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e Centro de Design do Ceará.

Mais informações podem ser conferidas no site do colóquio e na página do evento no Instagram: @coloquiodepesquisaedesign.

Fonte: Comissão organizadora do IV Colóquio de Pesquisa em Design e Arte – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.