Melhor artigo e excelência em pesquisa: professor e doutorando da UFC são premiados em congresso de inteligência computacional

O doutorando em Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará Igor Rocha de Sousa e seu orientador, Prof. Guilherme Barreto, foram premiados no XVI Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional (CBIC 2023). O evento científico, considerado um dos mais importantes do Brasil na área de inteligência computacional e aprendizado de máquinas, elegeu o trabalho apresentado por ambos como o melhor artigo em sua categoria do congresso. Além disso, o professor recebeu da comissão julgadora o prêmio de excelência em pesquisa.

Imagem: Foto dos vencedores no evento

Intitulado “Desenvolvimento de um controlador PIλDμ discreto otimizado e embarcado em incubadora neonatal”, o artigo foi premiado na categoria Evolutionary, Swarm, and Nature-Inspired Algorithms (Algoritmos Evolutivos, de Enxame e Inspirados na Natureza). “Um controlador é um sistema capaz de regular determinada variável. No caso, a temperatura. O controlador PID é o controlador mais famoso que existe”, explica o doutorando Igor Rocha.

Segundo ele, na pesquisa realizada, foi empregado um tipo avançado desse controlador, que consegue apresentar um melhor desempenho. “Esse trabalho foi pensado para ser utilizado em uma incubadora neonatal real e não apenas em uma simulação, ou seja, nós trazemos um resultado real no artigo”, esclarece.

A pesquisa foi desenvolvida pelo Projeto CEREIA e pelo Centro de Referência em Inteligência Artificial (CRIA), da UFC, e teve o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

"O prêmio foi uma surpresa para mim. Foi uma honra ter meu artigo eleito o melhor de um congresso importante como o CBIC. É a pesquisa em inteligência computacional em nível nacional. Isso nos mostra que estamos no caminho correto”, comemora o doutorando.

“A importância de ter um artigo premiado como um dos melhores do evento já diz muito por si só”, complementa Guilherme Barreto, que é professor do Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI). Ele também recebeu um prêmio de excelência em pesquisa por suas contribuições para o desenvolvimento e a formação de pessoal qualificado na área de inteligência computacional no Brasil.

Segundo o docente, a honraria foi concedida pelo “conjunto de sua obra”: “Foi por minha atuação em pesquisa na área de inteligência artificial desde 1996, ainda como aluno de mestrado na Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), e pela formação de recursos humanos na mesma área, com mais de 38 alunos de mestrado e 21 alunos de doutorado já formados até o momento”, explica. O professor e pesquisador também foi presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Computacional (SBIC) por dois mandatos e editor desde 2019 do periódico científico Learning & NonLinear Models (LNLM), uma publicação da Sociedade Brasileira de Inteligência Computacional (SBIC).

SOBRE O EVENTO O CBIC é um dos mais importantes eventos científicos nacionais na área de inteligência computacional e aprendizado de máquinas, com suporte e apoio da Sociedade Brasileira de Inteligência Computacional (SBIC). Em sua 16ª edição, o CBIC 2023 foi realizado entre 8 e 11 de outubro, em Salvador.

Fonte: Prof. Guilherme Barreto, do Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.