Laboratório de Sistemas e Bancos de Dados recebe três prêmios em simpósio da Sociedade Brasileira de Computação

O Laboratório de Sistemas e Bancos de Dados (LSBD), do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará, foi premiado em duas categorias do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD) 2023. Um trabalho foi o vencedor do Concurso de Teses e Dissertações em Banco de Dados (CTDBD) e dois foram premiados no IV Workshop de Trabalhos de Alunos de Graduação.

O SBBD é o evento oficial da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) sobre ciência e tecnologia na grande área de bancos de dados. É a principal conferência brasileira e a maior da América Latina sobre ciência de dados e big data. Nessa edição, o evento foi realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, de 25 a 29 de setembro.

Imagem: premiados no simpósio da Sociedade Brasileira de Computação

A tese Local Dampening: Differential Privacy for Non-numeric Queries via Local Sensitivity, produzida pelo pesquisador Victor Aguiar Evangelista de Farias, egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFC, sob orientação do Prof. Javam de Castro Machado, do Departamento de Computação, foi a vencedora do Concurso de Teses e Dissertações em Banco de Dados.

Já no IV Workshop de Trabalhos de Alunos de Graduação, o primeiro lugar foi alcançado com o trabalho Análise experimental de abordagens de preservação de privacidade para testes qui-quadrado em GWAS, produzido em coautoria pelos estudantes Antônio Marreiras Neto e Manuel Edvar Filho, do Curso de Ciência da Computação, sob orientação do Prof. Javam Machado. E o terceiro lugar foi conquistado com o trabalho Feature selection for remaining useful life prediction in hard disk drives with missing data, produzido em coautoria pelos estudantes Gabriel Felix, Lucas Falcão e Daniel Praciano, do Curso de Ciência da Computação, sob orientação do Prof. Javam Machado.

Fonte: Prof. Javam Machado, do Departamento de Computação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..