Estudantes da UFC conquistam primeiro lugar em hackathon de festival de cultura digital que reuniu 93 equipes do País

Os estudantes Pedro Roberto Rocha, Yann Bruno, Lucas Parente e Vitória Régia, todos do Ramo Estudantil do Institute of Electrical and Electronics Engineers – IEEE (Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) da Universidade Federal do Ceará, conquistaram, no último domingo (22), o primeiro lugar no Hackathon OLX, competição que antecede a quarta edição do Hacktudo, festival de cultura digital que acontece no Rio de Janeiro de 26 a 29 de outubro.

O Hackathon OLX foi on-line, reunindo 93 equipes de estudantes de variados níveis de todo o País. O objetivo era encontrar melhorias para a experiência de compra de produtos de segunda mão na plataforma da empresa. Os estudantes da UFC criaram duas soluções para a competição: a VisiOnLX e a OLXat.

Imagem: A equipe da UFC concorreu com outros 92 grupos de todo o País (Imagem: divulgação)

Através de tecnologia de projeção em realidade aumentada, o VisiOnLX teria a capacidade de alocar objetos em 3D no ambiente desejado pelo usuário. Já o OLXat seria um assistente de compra no estilo chatbot, “fortalecido por um sistema de recomendação que permite ao usuário escolher seu produto muito mais rapidamente, baseando-se no texto e no perfil do usuário”, explica Pedro Roberto. Essa aplicação, ainda segundo ele, ajuda o cliente na decisão de compra do produto de forma mais assertiva e rápida.

Na competição, o grupo teve a ideia de integrar OLXat e VisiOnLX. “Esse conjunto de soluções traz ao cliente mais eficácia e certeza na compra, além de diminuir seu tempo na plataforma, tornando as compras mais rápidas e seguras”, completa Pedro Roberto.

O prêmio conquistado, de R$ 10 mil, será dividido entre os quatro integrantes da equipe vencedora do Hackathon e o Ramo Estudantil do IEEE como um todo, que usará os recursos para criar projetos técnicos – braço robótico, carro movido a hidrogênio verde, sistema de visão computacional – e custear eventos e infraestrutura do grupo.

SAIBA MAIS – Fundado em 1884, o IEEE visa atender profissionais envolvidos em todos os aspectos dos campos elétrico, eletrônico e de computação e áreas relacionadas a ciência e tecnologia. Hoje, possui mais de 400 mil membros em mais de 160 países, com cerca de 125 mil membros estudantis. Mais informações podem ser encontradas no site do instituto e ainda no perfil de redes sociais do Ramo Estudantil IEEE UFC Fortaleza no Instagram, no YouTube e no LinkedIn.

Fonte: Pedro Roberto Rocha, estudante do Curso de Engenharia de Energias Renováveis e membro do Ramo Estudantil do IEEE UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..