Com mais de 20 horas de produção artística, Festival Irradia inicia transmissões neste domingo (29) na Universitária FM

O Festival Irradia, resultado de parceria entre projetos de extensão desenvolvidos nas emissoras de rádio ligadas à Universidade Federal do Ceará e à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), começa a transmitir, a partir deste domingo (29), uma programação especial composta de mais de 90 obras de arte sonora.

Serão mais de 20 horas de produção artística veiculadas na rádio Universitária FM 107,9, em Fortaleza, e na rádio Universitária FM 104,7, em Vitória (ES). A radioarte é uma prática criativa que explora o potencial do rádio como meio para a arte, com ênfase na experimentação.

Imagem: logomarca do Festival Irradia

Nesta primeira edição do Festival Irradia, produções de artistas locais destacam-se entre obras de todo o Brasil e de outros países — especialmente os sul-americanos, como Argentina, Chile, Uruguai, Peru, Venezuela e Colômbia. Também se observa a participação tanto de artistas consagrados quanto de estudantes. Muitos trabalhos são desdobramentos de estudos em nível de graduação e pós-graduação. A programação conta ainda com produções de outras rádios educativas e culturais brasileiras, como a Rádio da Universidade, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a mais antiga emissora universitária do País.

A apresentação das obras no festival na Universitária FM 107,9 ocorrerá ao longo de dois domingos, nos dias 29 de outubro e 5 de novembro, a partir das 15h. Além da transmissão hertziana, também será possível acompanhar a transmissão on-line ao vivo de Fortaleza, pelo player no site do Festival Irradia ou pelo app rádio Universitária FM 107,9 para celular (iOS e Android).

O Festival Irradia apresentará peças de radioarte, incluindo paisagem sonora, arte acústica, poesia sonora/fonética, além de propostas inovadoras de programas de rádio, radiodocumentário e radiodrama, entre outros experimentos com sons de diversas naturezas. A programação completa pode ser encontrada no site do festival.

Fonte: Thaís Aragão, produtora cultural da UFC e curadora do Festival Irradia – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.