Estudantes da UFC conquistam medalhas de ouro e prata nos Jogos Universitários Brasileiros

Estudantes da Universidade Federal do Ceará foram destaque em duas das seis modalidades de que participaram nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), conquistando uma medalha de ouro no jiu-jítsu e uma de prata no jogo digital Clash Royale. Os jogos ocorreram de 8 a 21 de outubro, em Joinville (SC), excepcionalmente em duas semanas. Na primeira, a UFC marcou presença no judô e xadrez, além dos jogos digitais Clash Royale e Free Fire, que ficam na categoria dos esportes eletrônicos (e-sports). Já na segunda semana, os atletas de jiu-jítsu e tênis de mesa entraram em ação.

MEDALHA DE OURO – Daniel Christian Lemos, aluno do Curso de Administração da UFC, foi campeão da categoria até 70 quilos do jiu-jítsu. O estudante, que é faixa marrom, iniciou no jiu-jítsu há 8 anos. O triunfo do atleta foi marcado por duas lutas, nas quais venceu a primeira por pontos e a segunda por finalização.

Imagem: aluno-atleta com quimono exibe medalha de ouro

Para Daniel, a conquista representa os frutos do trabalho de estudar e treinar, lutando para ter bons resultados em ambos. Ele definiu a conquista como algo “muito gratificante” e relatou que foi especial trazer o título para o Estado e, principalmente, para a UFC.

“Como eu vinha na preparação para um campeonato em Salvador, na Bahia, que aconteceu no início de outubro, eu já estava no ritmo com relação aos treinos de jiu-jítsu e de preparação física. Então, após esse campeonato, conversei com meu nutricionista e meu preparador físico e conseguimos ajustar a dieta e os treinos para os JUBs, visando à adequação ao tempo de luta e às questões climáticas de Joinville”, explicou.

MEDALHA DE PRATA – No jogo digital Clash Royale, a UFC contou com mais um medalhista: o estudante Antônio Elias Sá Cavalcante, do Curso de Engenharia Mecânica, foi vice-campeão. Elias, que utilizou o codinome “Æ Sá”, disputou a partida decisiva contra Wallace Araujo (UNINASSAU/PE), que já foi campeão mundial da modalidade. O desempenho de Elias chamou a atenção de seus adversários e dos comentaristas, que chegaram a mencionar que ele estava muito próximo do nível profissional.

“Ter chegado nessa final foi resultado de muitos anos jogando. Eu jogo Clash Royale desde o lançamento, em 2016. Minha preparação foi acontecendo no decorrer do ano. Eu ganhei o torneio interno da UFC e depois ganhei o torneio cearense, até chegar na competição”, relatou o ciberatleta, que definiu a experiência de participar dos JUBs como algo “surreal”.

Imagem: alunos-atletas da UFC posam juntos

PARTICIPAÇÕES – No xadrez, Antonio Micaias Silva de Sousa, do Curso de Filosofia, e Adriano Nunes Cavalcante, do Curso de Letras, passaram muito perto do pódio e quase garantiram mais duas medalhas. Os alunos foram representantes da UFC no xadrez masculino por equipe e finalizaram em 4º lugar. Já na categoria individual, Antonio Micaias ficou na 15ª colocação e Adriano Nunes, na 16ª. A atleta Cecília de Azevedo Marques, aluna do Curso de Biotecnologia, disputou apenas na categoria individual, obtendo o 12° lugar.

Ainda nas competições coletivas, os alunos Adailson Araújo (Engenharia Civil), Amanda Carvalho (Engenharia Elétrica), Elton Lucas (Engenharia de Energias Renováveis) e Leonardo Alves (Engenharia de Computação) conquistaram a 7ª colocação na modalidade de free fire da categoria de e-sports.

Marina de Fátima Stelmachuk (Engenharia de Energias Renováveis) e Samuel Sá Cavalcanti da Silva Pardana (Psicologia) representaram a UFC nas modalidades de judô e tênis de mesa, respectivamente.

Fonte: Wildner Lins de Souza, diretor de Atividades Desportivas da PRAE – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.