PROGEP lança cartilha sobre burnout e oferta atendimento psicológico organizacional e do trabalho para servidores

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Federal do Ceará lançou, nessa segunda-feira (23), cartilha informativa sobre burnout, distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema.  O material foi elaborado pela Divisão de Apoio Psicossocial (DIAPS), que também oferece atendimento psicológico organizacional e do trabalho aos servidores da UFC.

O material foi elaborado para informar sobre os sinais e sintomas da síndrome de burnout. Angelina Maia, psicóloga da DIAPS, explica que “o trabalho é um dos fatores determinantes e condicionantes da saúde e pode contribuir tanto para o bem-estar como para o adoecimento. Esse tema tem estado em evidência desde que a Organização Mundial da Saúde classificou essa síndrome como adoecimento ocupacional. O papel da DIAPS é de promoção de saúde, então temos que falar sobre isso”.

Imagem: ilustração de mulher aflitaPara acolher e auxiliar os servidores que enfrentem dificuldades relacionadas ao trabalho, a DIAPS oferece serviço de atendimento psicológico para servidores ativos da UFC. O objetivo é melhorar a qualidade de vida do servidor através de estratégias e técnicas para o trabalho em equipe, gestão do tempo, motivação para o trabalho, capacidade de comunicação e gestão de conflitos, entre outros aspectos

Para solicitar, o servidor pode acessar a aba “Qualidade de Vida” no site da PROGEP e selecionar a seção Serviço de Atendimento Psicológico. Em seguida, é necessário preencher o formulário on-line. Os atendimentos são realizados individualmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em formato presencial, na sede da PROGEP (rua Paulino Nogueira, 315, bloco II), ou on-line.

Mais informações podem ser consultadas no site da PROGEP. Dúvidas podem ser esclarecidas  pelos telefones (85) 3366 7887 e 3366 7411 e pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Divisão de Apoio Psicossocial da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFC – fones: (85) 3366 7887 e 3366 7411 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.