Alegria, pertencimento e orgulho: servidores são homenageados com entrega de certificados de gratidão

O auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará ficou lotado na quinta-feira (26) para a já tradicional entrega dos certificados de gratidão – evento que integra a programação comemorativa da Semana do Servidor. Na ocasião são reconhecidos e homenageados os servidores que estão completando 10, 20, 30 e 40 anos de atividades na Instituição. Os muitos abraços, sorrisos e poses para fotos expressavam o orgulho dos homens e mulheres que diariamente ajudam a escrever a história da UFC.

Imagem: Servidores foram homenageados com certificado de gratidão (Foto: Viktor Braga/UFC)

Pessoas como o assistente de administração Daélio Feijó, da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), que se disse sensibilizado e surpreso pelo reconhecimento, pois considerava que a discrição com que há 30 anos realiza suas tarefas poderia tornar seu trabalho pouco percebido pelos demais. “Às vezes a gente faz um trabalho muito silencioso e pensa que não está sendo valorizado, que não está sendo visto. Mas eu vi que o nosso trabalho está sendo valorizado e reconhecido, e fiquei muito sensibilizado com essa homenagem”, diz. “A UFC foi minha formação como pessoa, tanto na vida acadêmica como pessoal. É uma vida toda dentro da Universidade. Posso dizer que ela [a UFC] me formou bem, e eu tento passar para minha família, para os meus filhos o que eu aprendi na UFC”, completa.

Veja outras fotos da solenidade no Flickr da UFC

A Profª Mônica Amorim, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), completou 40 anos de serviços prestados à UFC. Para ela, o que a vivência na Universidade mais lhe proporcionou foi inspiração, aprendizado e crescimento pessoal e profissional. “É muito enriquecedora também essa convivência com os estudantes, com os jovens, com colegas professores, pesquisadores. Isso nos engrandece e faz com que sejamos cada vez mais capazes de ajudar na formação das novas gerações”, alegra-se.

Imagem: A Profª Mônica Amorim, da FEAAC, tem 40 anos da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)

Simony Nascimento está completando 10 anos como professora do Departamento de Fisioterapia e diz que a cerimônia é um momento para celebrar, se sentir parte da Universidade e saber que o trabalho que desenvolve é valorizado. “A UFC me abriu muitas portas, muitas possibilidades. Aprendi realmente a ser professora aqui. É uma troca muito grande ajudar na formação de várias pessoas, encontrar seus ex-alunos. Isso é muito bom. Eu sou de Belém, e Fortaleza também me acolheu. Hoje tenho aqui meu marido e dois filhos cearenses, então isso tudo a UFC me proporcionou”, agradece.

CERIMÔNIA – A solenidade teve início com a apresentação do Quarteto da Camerata de Cordas da UFC, que executou clássicos como “Assum preto”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira; “Mucuripe”, de Belchior e Fagner; e “Por una cabeza”, de Carlos Gardel.

Na sequência, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Profª Marilena Feitosa, se dirigiu aos servidores e agradeceu o “serviço exemplar” prestado por eles à Universidade e ao País, com vistas ao bem-estar de todos os cearenses e brasileiros. “O serviço público é uma das pedras angulares da nossa sociedade e a espinha dorsal de governos em todos os níveis, garantindo que nossa cidade, estado e nação funcionem de forma eficiente e justa. A valorização dos servidores não deve ser limitada a palavras. Devemos garantir que vocês recebam todo o apoio, os recursos e o reconhecimento que merecem”, disse a pró-reitora.

Completando 30 anos de UFC, a chefe do Cerimonial da Instituição, Cláudia Lordão, que conduzia a solenidade, por alguns minutos “deixou de lado” sua função para também ser homenageada com o certificado de gratidão. Em seu discurso em nome dos agraciados, lembrou que sua relação com a UFC começou ainda na infância, quando percorria os espaços da Reitoria e dizia para si mesma que um dia iria trabalhar ali.

“Esta homenagem não é apenas o reconhecimento do tempo da gente aqui, mas um tributo a todos nós que dedicamos nossas vidas à UFC. Reflete o compromisso de cada um com a educação, a pesquisa e o serviço à sociedade. Cada um de nós contribui, com seu trabalho, para a UFC ser a maior e melhor universidade do Norte e Nordeste, patrimônio do povo cearense, por isso gostamos tanto de usar a hashtag ‘Orgulho UFC’. Parabéns para nós. Que continuemos os trabalhos juntos em prol da educação e do avanço do conhecimento, inspirando futuras gerações a fazer a diferença”, conclamou.

Imagem: Da esquerda para a direita: Ana Karina Pinheiro, Bruno Matos, Diana Azevedo e Marillene Feitosa (Foto: Viktor Braga/UFC)

Também homenageada por completar três décadas na Universidade, a vice-reitora Diana Azevedo usou em seu discurso a frase “Servidores acolhidos, Universidade forte”, mote da Semana do Servidor deste ano. “De fato, é assim. Para que a gente acolha a sociedade que nos busca, à qual nós servimos, a gente tem que ser também acolhida. E, graças a Deus, até hoje, depois de 30 anos, todos os dias de manhã quando eu me acordo, fico feliz de vir para cá. Cada um de vocês tem importância na construção que hoje é a UFC, essa joia da sociedade cearense e do Brasil.”

Além de Marilene Feitosa e Diana Azevedo, também compuseram a mesa do evento o pró-reitor-adjunto de Gestão de Pessoas, Bruno Matos, e a diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Profª Ana Karina Pinheiro.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.