No FIEC Summit, vice-reitora da UFC destaca importância da pesquisa ao falar das expectativas do hub de hidrogênio verde no Ceará

Em apenas três anos, a Universidade Federal do Ceará e as instituições de pesquisa cearenses conseguiram captar um total R$ 20 milhões em financiamento para diversos projetos na área de energias renováveis, com ênfase no hidrogênio verde (H2V). O número foi apresentado pela vice-reitora da UFC, Profª Diana Azevedo, como um termômetro do alto engajamento da academia cearense no Hub do H2V, durante painel no FIEC Summit 2023, na quinta-feira (26).

O painel consistiu em uma única apresentação, dividido entre três palestrantes: o consultor da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) na área de energias, Jurandir Picanço; a Profª Diana Azevedo; e o presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Hugo Figueredo.

Imagem: pessoas sentadas em um palco

Durante o encontro, Jurandir Picanço lembrou a origem da ideia do Hub em 2020, quando foi apresentado ao potencial do Brasil na área de H2V. “Em 2021, já havia um memorando de entendimento entre as instituições (do empresariado, governo e academia) se comprometendo a apoiar”, disse.

Na sua apresentação, a Profª Diana citou o histórico cearense na área de educação e os resultados do ensino superior cearense. No caso da UFC, a vice-reitora destacou duas conquistas recentes: o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) sobre captura e utilização de CO2, sediado no Ceará e que pela primeira vez está recebendo financiamento, bem como a inauguração do Laboratório de Hidrogênio e Máquinas Térmicas, em agosto.

Além disso, apresentou um mapa com os temas de pesquisas relacionados ao Hub do H2V, mostrando toda sua diversidade, bem como o financiamento recebido pelas instituições de fomento. “O que chama a atenção é que, em muito pouco tempo, a academia cearense deu respostas concretas”, disse.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Para ela, os R$ 20 milhões captados pelos pesquisadores cearenses são um indicador do esforço do compromisso deles em produzir conhecimento, inovação e capital humano ao hub de hidrogênio verde. “O que se percebe claramente é que, com os temas dos projetos atualmente desenvolvidos, cobrimos praticamente toda a cadeia do H2V, da certificação ao armazenamento, passando pelo transporte”, disse, para em seguida destacar a importância do trabalho articulado entre as várias instituições.

O painel foi concluído com a participação do presidente do CIPP, Hugo Figueredo, que detalhou como está estruturado o Complexo Portuário do Pecém, os clusters já instalados, a estruturação do Hub e os investimentos previstos. “Queremos criar um corredor verde de hidrogênio que conecte Pecém-Rotterdan e alcance, em 2030, um volume de um milhão de toneladas (de H2V), ou 25% do volume importado por Rotterdan.”

PREMIAÇÕES – Além das palestras, o FIEC Summit 2023 também foi marcado por premiações a produções acadêmicas em duas categorias: evento científico e trabalho acadêmico. Na primeira categoria, professores da UFC participaram de dois dos cinco trabalhos premiados.

Imagem: pessoas em pé em um palco segurando certificados de premiação

O projeto “Sistema de produção de H2 verde a partir da eletrólise de águas residuais industriais alimentadas por energia eólica/solar off-grid” ficou com a segunda colocação. O consórcio de pesquisadores, que inclui UECE, UFC, UNIFOR, IEDS e UNILAB, é coordenado pela Profª Mona Lisa Oliveira, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Desse projeto, a UFC participa com o Laboratório de Hidrogênio e Máquinas Térmicas, do Departamento de Engenharia Mecânica, e com o de Planctologia, do Departamento de Engenharia de Pesca. O projeto tem como coordenadora associada a Profª Carla de Andrade, além dos professores Fernanda Lobo, André Bueno e Kelma Cavalcante, todos da UFC. “É um projeto inovador e com diversos graus de desafios. Mas o que vale muito é a dinâmica do trabalho que esse grupo tem desenvolvido com todos os parceiros”, avalia a Profª Carla.

Os professores do Laboratório de Hidrogênio e Máquinas Térmicas também obtiveram o quarto lugar com o projeto "Desenvolvimento de uma plataforma para avaliar o potencial de produção de hidrogênio a partir de energias renováveis". A iniciativa é coordenada pela Profª Carla Andrade e conta ainda com os professores da UFC André Bueno, Paulo Alexandre e Fernanda Lobo.

Já na categoria trabalho acadêmico, a UFC obteve a terceira colocação com a pesquisa “Produção de bio-hidrogênio usando biomassa do Ceará”, da Profª Valderez Ponte Rocha, do Departamento de Engenharia Química, e do Prof. Tiago Albuquerque, do Departamento de Engenharia de Alimentos.

Na quarta posição, o trabalho “Análise da produção de hidrogênio a partir da energia eólica onshore e offshore para o Nordeste do Brasil”, dos professores Carla Andrade, André Bueno e Paulo Alexandre Rocha, empatou com o trabalho “Modelos dinâmicos lineares para a previsão da produção de hidrogênio a partir da geração eolioelétrica”, dos professores Anselmo Ramalho, Paulo Alexandre Rocha e Carla Andrade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.