Avaliação Institucional 2023.2: participantes terão direito a certificado de duas horas complementares

A Avaliação Institucional do semestre 2023.2, que acontecerá de 5  de novembro a 3 de dezembro, terá novidades. Nesta edição, estudantes de graduação presencial receberão certificado de participação com duas horas, que poderão ser utilizadas como créditos de Atividades Complementares. A medida, de iniciativa da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFC, foi aprovada pela Câmara de Graduação da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

O presidente da CPA, Prof. Evanildo Coteski, explica que os estudantes terão acesso aos certificados pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), a partir de fevereiro de 2024, quando a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) disponibilizará essa nova funcionalidade no sistema.

Imagem: Marca oficial da Avaliação Institucional

As Atividades Complementares são um componente curricular obrigatório em todos os cursos de graduação, que visam ampliar a formação discente. Cada estudante deve cumprir uma carga horária mínima dessas atividades para que possa concluir o curso.

O objetivo da emissão de certificados de participação com duas horas é ampliar o engajamento dos estudantes na avaliação. A meta deste ano é aumentar a participação discente para 50% e, pelo menos, manter os cerca de 80% de participação entre os professores da UFC.

SOBRE A AVALIAÇÃO – A avaliação é feita pelo SIGAA, de maneira anônima, e é a oportunidade de formalizar as opiniões sobre a qualidade das aulas, das turmas e da infraestrutura dos cursos.

Para o Prof. Evanildo, é necessário que a comunidade acadêmica perceba seu protagonismo e adote a Avaliação Institucional como instrumento de reivindicação de melhorias. “Os resultados deverão ser divulgados a partir de março de 2024, tanto no SIGAA quanto no site da CPA”, informou.

Avaliação Institucional da UFC
Quando: de 5 de novembro a 3 de dezembro
Onde: pelo SIGAA
Quem participa: estudantes e professores de graduação presencial
Certificados: disponíveis a partir de fevereiro de 2024, no SIGAA

Fonte: Prof. Evanildo Coteski, presidente da Comissão Própria de Avaliação Institucional da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.