Estudantes da UFC são destaque no XXII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais

Estudantes do Curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD), em Fortaleza e do Campus de Quixadá da Universidade Federal do Ceará, foram destaque no XXII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, ocorrido em Maceió (AL), de 16 a 20 de outubro. O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

No IHC, estudantes de SMD que integram o projeto de extensão Célula de Design e Multimídia receberam reconhecimento em diferentes trilhas do evento, sob a orientação da Profª Ticianne Darin, do Instituto UFC Virtual, homenageada no simpósio com o prêmio de Melhor Revisora.

Imagem: estudantes e professoras do Curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC

Na trilha Competição de Avaliação, garantiram o primeiro lugar os estudantes Mariana Castro, Alairton Sousa Junior, Jamyle Teles, Isabelle Reinbold e Luiz Gonzaga dos Santos Filho, com o trabalho intitulado Da curiosidade ao conhecimento: comunicabilidade e experiência do usuário iniciante e habitual da Amazon Alexa. Além da orientação da Profª Ticianne, o trabalho teve a coorientação da Profª Geórgia Pereira, do mesmo instituto.

"Isso marca a sexta vez em que estudantes do Curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC conquistam prêmios nacionais e internacionais em competições de design e avaliação, um testemunho de sua consistente excelência e dedicação”, pontua a Profª Ticianne Darin.

Outros dois trabalhos de SMD foram destaque no IHC, mas na categoria Pôsteres e Demonstrações. O primeiro, Orbis 2.0: um toolkit digital de técnicas do design centrado no usuário, dos alunos Alairton Sousa Junior, Mariana Castro, Isabelle Reinbold, Jamyle Teles e Beatriz Silva, recebeu o prêmio de Best Paper. Já o trabalho Quests: uma plataforma gamificada para distribuição de questionários, desenvolvido pelos estudantes Luiz Gonzaga dos Santos Filho, Vitória Vasconcelos dos Santos, Maria de Oliveira Alexandre, Maria Barros Nepomuceno, Victor Tomaz das Neves e Mickael Castro, foi agraciado com menção honrosa.

“As conquistas destacam o comprometimento da instituição em nutrir talentos excepcionais e avançar os limites da pesquisa acadêmica. Os estudantes e professores do [Curso de] Sistemas e Mídias Digitais mais uma vez demonstraram seu destaque no cenário nacional em constante evolução da interação humano-computador e do desenvolvimento de jogos no Brasil”, acredita a Profª Ticianne Darin, orientadora dos trabalhos destacados.

QUIXADÁ – Cinco trabalhos de estudantes do Campus da UFC em Quixadá também obtiveram menção honrosa no IHC 2023.

Na trilha Competição de Avaliação, ganharam destaque os trabalhos Avaliação da usabilidade e experiência do usuário na Plantinha IoT, dos estudantes Carlos Feitosa, Ana Beatriz Vasconcelos Martins, Francisco Diogo Gaspar, Naily Santos e Petrucio Filho, sob orientação da Profª Ingrid Monteiro e de Marcelo Martins da Silva, que é egresso do Curso de Engenharia de Computação do campus e hoje mestrando na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); e Hidrate Spark TAP: avaliação de uma garrafa inteligente para motivação e acompanhamento da ingestão de água, dos estudantes Pedro Victor Silva, Ruan Gabriel Lopes e Souza, Larah Virgínia Pedrosa Lima Cruz e Anna Julia Abreu Lima de Souza, tendo como orientadores a Profª Andréia Libório e o mestrando Marcelo Martins da Silva.

Imagem: estudantes e professora do Campus da UFC em Quixadá

Na trilha Prêmio Junia Coutinho Anacleto de Teses, Dissertações e Trabalhos de Graduação, as menções honrosas foram dadas aos trabalhos Desenvolvimento e avaliação do plugin para o Figma para documentação de acessibilidade para interfaces – DAI, de George de Oliveira; e Ion: design system para o setor de desenvolvimento dos sistemas internos da empresa Brisanet Telecomunicações, de Edney Lourenço. Ambos tiveram a orientação da Profª Ingrid Monteiro.

Já na trilha Ideias inovadoras e Resultados Emergentes, o destaque foi para o trabalho Evaluating a MALTU extension for UbiComp and IoT system, do estudante Carlos Eduardo Almeida Feitosa, também sob a orientação da Profª Ingrid Monteiro.

Essa não foi a primeira vez que estudantes do Campus de Quixadá se destacaram no IHC. No ano passado, eles venceram a competição de design digital do evento.

O EVENTO – O XXII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais reúne a comunidade brasileira científica da área relacionada à interação humano-computador (IHC). Na programação estão minicursos, palestras, workshops, trilhas científicas, apresentações de artigos, competições (de design ou avaliação de IHC) e reuniões da comunidade.

Considerado o mais relevante evento do gênero na América Latina, é organizado em cooperação com a Association for Computing Machinery (ACM). Mais informações sobre o simpósio podem ser obtidas no site oficial.

Fonte: Profª Ticianne Darin, do Instituto UFC Virtual – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Profª Ingrid Monteiro, do Campus da UFC em Quixadá – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.