Simpósio ECOARIDO reunirá pesquisadores de todo o País para atualizar tecnologias de convivência com a seca

O Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará realizará, de 6 a 8 de novembro, o VI Simpósio de Tecnologias Aplicadas à Pecuária de Regiões Semiáridas (ECOARIDO). Reunindo pesquisadores de todo o Brasil, o evento volta-se para a atualização de tecnologias de convivência com a seca e de melhoria das condições dos produtores rurais do semiárido.

Veja mais informações sobre o evento.

O simpósio é destinado a integrantes dos grupos de pesquisa das diversas instituições que participarão do evento, incluindo professores da rede básica inseridos no ensino técnico, professores de ensino superior, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação.

Imagem: Tecnologias para regiões semiáridas estarão no foco do evento (Imagem divulgação)

De acordo com a organização, o simpósio irá promover a integração de uma rede de pesquisadores nacionais para discutir tecnologias passíveis de ser aplicadas em regiões semiáridas, geradas em diferentes partes do mundo. Além disso, haverá definição de estratégias para o fortalecimento técnico-científico e de inovação na produção sustentável de ruminantes no semiárido brasileiro.

“Tanto as tecnologias como as metodologias discutidas no evento têm potencial de impactar todas as regiões semiáridas do globo, sobretudo o semiárido brasileiro. Elas podem auxiliar instituições públicas e privadas a traçar estratégias globais para o desenvolvimento regional, levando em conta o manejo sustentável de ecossistemas pastoris vulneráveis”, analisa o coordenador do evento, Prof. Magno José Duarte Cândido.

Serão discutidos temas como panorama da pesquisa e tecnologias para a produção animal no trópico semiárido; alternativas alimentares para produção de ruminantes no trópico semiárido; ecofisiologia e manejo sustentável de ecossistemas pastoris; e modelagem e gestão em ecossistemas pastoris.

No terceiro e último dia do evento, haverá um dia de campo, com o objetivo de difundir as tecnologias produzidas ao longo de 25 anos de pesquisas realizadas pelo Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura da UFC. Serão apresentados temas como uso de aplicativos na orçamentação forrageira; tecnologias para suplementação animal em pastejo; uso da mandioca na alimentação animal; e alimentos alternativos na terminação de ruminantes.

O ECOARIDO surgiu de parcerias firmadas desde a década de 1990 entre o Center for Natural Resources Information Technology (CNRIT), da Texas A & M University (TAMU), e pesquisadores brasileiros da UFC e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), entre outras instituições.

Fonte: Prof. Magno José Duarte Cândido, do Departamento de Zootecnia da UFC e organizador do evento – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.