Encontros Universitários terá palestra com ministro Silvio Almeida, mostra cultural e debates; veja programação

Com a palestra “Incluir para educar, educar para incluir”, o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, será um dos participantes da edição 2023 dos Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará. O ministro participa de debate com a secretária da Igualdade Racial do Estado, Zelma Madeira, e com o ativista social Preto Zezé, em evento mediado pelo reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida. Será na quinta-feira (9), às 11h, no Auditório Ícaro Moreira, do Centro de Ciências, no Campus do Pici.

Haverá transmissão da palestra no Centro de Convivência da UFC, também no Campus do Pici, e nos canais da UFCTV e do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) no YouTube. Veja o livro com a programação geral do evento (sujeita à atualização).

Leia também:
Arte e cultura erudita, popular e pop animam o encerramento dos Encontros Universitários 2023 na sexta-feira (10)
Restaurante, biblioteca, transporte, Agência de Estágios: confira como ficam os serviços da UFC durante os EU 2023

Os Encontros Universitários deste ano ocorrem de 8 a 10 de novembro. As atividades em Fortaleza serão concentradas no Campus do Pici, no Centro de Convivência, no Instituto de Cultura e Arte e no bloco 951 (Centro de Ciências). Também haverá programação nos Campi de Sobral, Itapajé, Crateús e Russas. No Campus de Quixadá, os EU 2023 serão realizados de 22 a 24 de novembro.

Imagem: Silvio Almeida falando ao microfone durante evento (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Em Fortaleza, os EU terão como atividades permanentes um Thinkathon, uma espécie de maratona de ideias para a sustentabilidade; uma mostra de startups e empresas juniores; e a exposição Conhecendo o Instituto Confúcio.

Nos debates e mesas-redondas, há um amplo leque de atividades. A UFC Inova, por exemplo, promove uma série de palestras, abordando temas como “Introdução à propriedade intelectual”, “Como a inteligência artificial está moldando inovações e criando pontes entre universidade, governo e indústria”, “Do invento ao mercado”, além de cases de sucesso. Também está previsto o Encontro do Empreendedorismo e Inovação no último dia do evento.

Os temas são variados. Na programação, estão previstas palestras como “A inclusão de artistas na universidade”, da Profª Mirian Nogueira Tavares, da Universidade de Algarve (Portugal); e “Ética e integridade nas pesquisas”; bem como uma mesa-redonda sobre a responsabilidade da ciência no desenvolvimento social do Ceará.

Em Sobral, haverá a palestra “Racismo, universidade e sociedade”, em alusão ao Dia da Consciência Negra. Já em Itapajé, a tecnologia dá o tom, com discussões sobre “O uso da inteligência artificial em projetos de desenvolvimento de software” e “Segurança e IA no mercado de órgãos públicos com empresas privadas”.

Outra tônica dos EU 2023 é o serviço. Em Fortaleza, serão realizadas palestras específicas para estudantes que querem fazer intercâmbio nos Estados Unidos e na França.

Os Encontros Universitários 2023 contarão ainda com intensa agenda de apresentações culturais, como shows musicais, saraus, dança, teatro, performance, assim como resultados de pesquisa. Em Sobral, por exemplo, haverá apresentações da Orquestra Sinfônica e da Orquestra de Câmera da UFC, além de uma feira de Economia Criativa. Tudo isso, além dos tradicionais pôsteres, apresentações orais, rodas de conversa e pitches, que ocorrem em todos os campi.

Os detalhes podem ser conferidos na programação dos Encontros Universitários 2023 (sujeita à atualização).