Estudantes da UFC conquistam desempenho inédito na 16ª Competição Regional Baja Sae Nordeste

A equipe Siará Baja, composta por 23 estudantes de cursos da Universidade Federal do Ceará, como Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Telecomunicações, conquistou o pódio em seis provas da 16ª Competição Regional Baja Sae Nordeste, que ocorreu de 27 a 29 de outubro, em Camaçari (BA). O torneio foi organizado pela SAE BRASIL (Society of Automotive Engineers) e reuniu 14 equipes de todo o Nordeste para apresentar seus protótipos de veículos off-road, chamados de bajas.

Com o protótipo chamado de SB-23, em homenagem ao poeta Patativa do Assaré (1909-2002), a equipe conquistou o primeiro lugar nas provas de Aceleração e de Tração e o terceiro lugar nas provas de Suspensão, de Apresentação de Projeto e de Velocidade Máxima. Além disso, no chamado Super-Prime, onde acontecem os confrontos diretos de corrida da competição, a Siará Baja venceu três disputas, garantindo um terceiro lugar inédito. “Em 24 anos de equipe nunca tínhamos concluído uma prova de Suspensão e trazido sequer um troféu para casa, e só possuíamos uma vitória no Super-Prime", destaca José Carlos Nunes, capitão da Siará Baja, que arrebatou 6 troféus no total.

Imagem: membros da equipe Siará Baja

O primeiro desafio foi na sexta-feira (27), quando a segurança do carro foi avaliada. Por meio de uma vistoria completa, foi confirmada a participação do SB-23 no restante da competição. No mesmo dia, as equipes também foram submetidas a avaliações de projeto e gestão, em que devem explicar todas as etapas de desenvolvimento do carro, da criação até a fabricação, conforme explica o capitão da equipe. Ele conta que, nesta prova, também é preciso explicar como funciona a gestão da equipe no que tange a planejamento de custos, prazos e organização dos membros.

No sábado (28), o carro foi avaliado de forma dinâmica, sendo exposto a provas de Aceleração, Tração, Velocidade Máxima e Suspensão. Além destes desafios, também ocorreu o Super-Prime, que se acontece por meio de um chaveamento das equipes em circuito cheio de obstáculos.

Já no domingo (29), o carro passou pelo Enduro de Resistência, que consiste em colocá-lo para fazer o máximo de voltas no circuito, durante quatro horas consecutivas. “Nesta prova, carro e piloto – Rafael Fontenelle – são levados ao limite devido às condições extremas da pista”, esclarece José Carlos Nunes, que também pilotou o SB-23 em outras provas, assim como o estudante Arthur Camelo.

Imagem: protótipo SB-23, na equipe SIará Baja

SAIBA MAIS – O protótipo SB-23 foi construído na oficina da Siará Baja, com equipamentos do Laboratório de Máquinas Operatrizes da UFC, no Campus do Pici. O desenvolvimento do veículo teve início em 2020, mas devido à pandemia de covid-19 e à falta de recursos, somente em 2023 foi possível concluí-lo. O carro atinge uma velocidade máxima de 48Km/h. O orientador atual do projeto é o Prof. Roberto Bezerra, do Curso de Engenharia Mecânica. A vice-capitã da equipe é a estudante Vitória Eduarda.

Mais informações sobre a equipe Siará Baja podem ser obtidas no perfil do Instagram (@siarabaja).

Fonte: José Carlos Nunes, capitão da equipe Siará Baja – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.