Justiça energética, hidrogênio verde e parques eólicos offshore são debatidos em evento nos dias 6 e 7

O Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará recebe, nos dias 6 e 7 de novembro, o III Encontro do Observatório da Energia Eólica, iniciativa da UFC que reúne grupos que pesquisam os impactos sociais, ambientais e econômicos causados pela implantação de projetos de energia renovável no Brasil e América do Sul.

O evento reunirá cerca de 10 pesquisadores das seguintes universidades, além da UFC: Texas A&M University (EUA), Le Mans Université (França), Utrecht University (Países Baixos), Dortmund University (Alemanha), University of Rome Tor Vergata (Itália), Universidad de Salta (Argentina).

Imagem: parque eólico offshore

As atividades da segunda-feira (6), a partir das 10h, serão realizadas em formato remoto, pelo canal do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC no YouTube. Haverá palestras sobre justiça energética na Colômbia e no México; "energias cidadãs" no oeste da França; hubs de hidrogênio limpo nos Estados Unidos; e regeneração de biodiversidade marinha aproveitando infraestruturas eólicas offshore.

Na terça-feira (7) as palestras acontecem presencialmente, no Bloco 911 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. Além da abertura do evento às 9h, os temas a serem discutidos na sequência são: desafios e oportunidades do hidrogênio verde no Sul Global; discursos no "sonho do hidrogênio verde" na Espanha; parques eólicos offshore em ecossistemas tropicais; potenciais conflitos entre energia eólica offshore e comunidades pesqueiras tradicionais; e a perspectiva europeia acerca dos desafios na expansão das energias renováveis.

Os interessados em participar do evento devem realizar a inscrição, gratuitamente, através de formulário on-line, onde também está disponível a programação completa do encontro. Haverá entrega de certificado aos participantes.

O encontro integra as ações do projeto de pesquisa intitulado Energia Renovável e Descarbonização na América do Sul: Desafios da Energia Eólica no Brasil e do Lítio na Argentina, do Programa de Cooperação Brasil Sul-Sul, da Chamada de Projetos COOPBRASS (Edital nº 05/2019).

O Observatório da Energia Eólica também orienta pesquisadores, gestores e profissionais que atuam no mercado de trabalho e divulga os estudos produzidos pelas universidades parceiras que se debruçam sobre as perspectivas de uma transição energética justa no Sul Global.

Fonte: Profª Adryane Gorayeb, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC e coordenadora do Observatório da Energia Eólica – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.