UFC tem 93 projetos de pesquisa aprovados para financiamento em editais da FUNCAP

A Universidade Federal do Ceará teve 93 projetos de pesquisa aprovados na Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), distribuídos entre três diferentes editais: Edital Universal (59 projetos aprovados), Edital Pró-Humanidades (33 projetos) e Edital Energias Renováveis – Rede de Pesquisa em Energias Renováveis no Estado do Ceará (1 projeto de rede de pesquisa).

Com objetivo de contribuir para o desenvolvimento de pesquisas em quaisquer áreas do conhecimento, o Edital Universal prevê o financiamento total de R$ 10 milhões para os projetos aprovados. Já o Edital Pró-Humanidades prevê o valor de R$ 4 milhões para projetos nas grandes áreas de ciências humanas, ciências sociais aplicadas, linguísticas, letras e artes.

O Edital Energias Renováveis, por fim, destina R$ 16 milhões de subsídio a serem financiados pelo período de quatro anos. O projeto aprovado é referente a uma rede de pesquisa coordenada pela UFC em parceria com diferentes instituições.

A lista completa de editais e seus resultados está disponível na plataforma da FUNCAP.

Imagem: Pesquisa utiliza pipeta em bancada de laboratório

Classificando o resultado obtido pela UFC nos editais como “excelente”, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profª Regina Célia, afirma que as aprovações são fruto de “maturidade científica” dos pesquisadores da Universidade.

“Vale salientar que esse aporte financeiro da FUNCAP contribui significantemente para o desenvolvimento da pesquisa do Estado do Ceará, representando quase 50% de todos os recursos aportados pelas três principais agências (FUNCAP, CAPES e CNPq)”, ressalta a pró-reitora.

BIOCOMBUSTÍVEL – Um dos projetos aprovados no Edital Universal, coordenado pela Profª Luciana Rocha Barros Gonçalves (Departamento de Engenharia Química), tem como objetivo o aproveitamento de resíduos orgânicos de frutas e verduras, gerados na CEASA-CE, para produção de biogás, biocombustível feito a partir da decomposição de materiais orgânicos. O projeto reúne pesquisadores da UFC e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

“O financiamento é fundamental para avançar no conhecimento. Pretende-se trabalhar com processos mais sustentáveis e, para tanto, há que se avaliar novas metodologias, como o uso de enzimas (biocatalisadores). Pretende-se ainda estabelecer um banco de dados que relacione o tratamento adequado à composição da matéria-prima usando inteligência artificial”, projeta a Profª Luciana.

“Desde que iniciei na UFC, conto com o apoio da FUNCAP e acredito que esse financiamento permitiu o fortalecimento do meu grupo de pesquisa, o Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Processos Biotecnológicos (GPBIO). Não se faz pesquisa nem formação de recursos humanos sem investimento”, defende a pesquisadora.

HIDROGÊNIO VERDE – Estudos com hidrogênio verde também receberam aprovação no Edital Universal. O projeto coordenado pelo Prof. Ronaldo Ferreira do Nascimento (Departamento de Química Analítica e Físico-Química), por exemplo, propõe o desenvolvimento de tecnologia que atue para o tratamento e reutilização de efluente têxtil (resíduo da indústria têxtil com alto potencial poluidor).

“O projeto proporcionará os devidos recursos para o desenvolvimento de uma célula eletrolítica, operando por corrente pulsada, para ser aplicada no tratamento e reúso de efluente têxtil, adequando-a aos padrões de reúso baseados na legislação vigente, e para produzir hidrogênio verde, com objetivo de superar os desafios atuais e torná-lo uma solução energética viável para a própria empresa”, explica o Prof. Ronaldo.

“O apoio financeiro da FUNCAP permite investir em pesquisas estratégicas realizadas na UFC para o desenvolvimento e inovação tecnológica do País. Embora o hidrogênio verde ofereça uma série de benefícios promissores, é necessário continuar a investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação para superar os desafios existentes e torná-lo uma solução energética cada vez mais viável e segura”, ressalta.

PROFESSORES VISITANTES – Além dos projetos de pesquisa, outras sete propostas da UFC foram aprovadas em edital para seleção de pesquisadores visitantes, seis das quais na Capital (duas deles na modalidade sênior) e uma para o Interior.

Os pesquisadores aprovados foram: Vânia Maria Maciel Melo (sênior), Izaura Cirino Nogueira Diógenes (sênior), Alexandre Havt Bindá, Arlindo de Alencar Araripe Noronha Moura, César Lincolin Cavalcante Mattos e Manoel Odorico de Moraes Filho para a Capital; e Esequiel Fernandes Teixeira Mesquita para o Interior (Russas).

FORTALECIMENTO – Comemorando os resultados alcançados e visando a uma consolidação ainda maior do desenvolvimento científico na UFC, a Profª Regina Célia afirma que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Graduação (PRPPG) prevê, para os próximos anos, ações que servirão para avaliar e reforçar os projetos e programas de pesquisa.

“A PRPPG está traçando estratégias para o fortalecimento da pós-graduação, realizando, neste início de mandato, um diagnóstico dos programas com a inserção no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Avaliação Institucional da Pós-Graduação e com o desenvolvimento de um planejamento estratégico visando à melhoria da avaliação dos nossos programas. Também pretendemos lançar editais para recuperação de equipamentos multiusuários e apoio aos doutores recém-ingressos na UFC”, projeta.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.