Prof. Antônio Gomes, do Departamento de Física, é eleito para integrar Academia Mundial de Ciências

O Prof. Antônio Gomes Souza Filho, do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, foi um dos 47 cientistas de todo o mundo eleitos como novos integrantes da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês). Da lista, que inclui pesquisadores de mais de 100 países em desenvolvimento ou cujos trabalhos impactaram diretamente esses países, apenas 7 são brasileiros.

Foto do Prof. Antônio Gomes

O anúncio foi feito no último dia 31 no site da TWAS. Na relação, consta também um prêmio Nobel, o físico italiano Giorgio Parisi, laureado com a premiação em 2021. Com isso, já são 13 vencedores do Nobel nos quadros da TWAS. A Academia Mundial de Ciências para o Avanço da Ciência em Países em Desenvolvimento foi fundada em 1983 sob a liderança do físico paquistanês Abdus Salam, também ganhador do Nobel. A TWAS é associada à Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Professor titular da UFC e membro da Academia Brasileira de Ciências, o Prof Antônio Gomes tem mais de 250 artigos publicados em periódicos internacionais, com importantes trabalhos sobre as propriedades eletrônicas e vibracionais de diferentes materiais usando espalhamento de luz em materiais nanocarbonados.

“Fiquei muito contente e honrado com o reconhecimento nacional e internacional me elegendo para integrar a TWAS. Mesmo sendo um reconhecimento individual, considero uma conquista coletiva, nucleada nas oportunidades e ambiência que o grupo de pesquisa no Departamento de Física – e, consequentemente, a Instituição – e a rede de colaboradores me oferecem para fazer ciência”, disse. “É um feito com contribuições que vão desde as colaborações no fazer científico com estudantes e professores, passando pelo apoio técnico e administrativo, pelas agências de fomento, até o importante e invisível apoio da família”, completou.

Fonte: Prof. Antônio Gomes Souza Filho, do Departamento de Física da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.