Pesquisa de bolsistas de ensino médio de laboratório da UFC é premiada em mostra internacional; estudantes representarão o Brasil nos EUA

O trabalho desenvolvido pelos estudantes Marcos Ivan da Silva Félix e Filipe Holanda Dias, bolsistas de ensino médio do Laboratório de Farmacologia de Venenos, Toxinas e Lectinas (LAFAVET) da Universidade Federal do Ceará, conquistou o segundo lugar na Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia (MOSTRATEC). Com o êxito, os estudantes irão representar o Brasil na International Science and Engineering Fair (Regeneron ISEF), considerada a maior feira de ciências do mundo, que acontecerá em maio de 2024, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Imagem: Os jovens cientistas concorreram com estudantes de 15 países (Foto: divulgação)

Intitulado Projetando fármacos por inteligência artificial: novos curcuminoides para o tratamento do carcinoma de células renais papilífero tipo 2, o trabalho foi premiado na categoria Biologia Celular e Molecular da MOSTRATEC. A premiação foi realizada em 27 de outubro, no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. A competição contou com mais de 750 trabalhos de diferentes áreas, provenientes de 15 países.

Os jovens cientistas desenvolveram uma metodologia inovadora para identificar possíveis análogos da curcumina (componente bioativo presente no açafrão-da-índia) como potenciais agentes terapêuticos para o carcinoma de células renais papilífero tipo 2 (CCRp2), tipo mais comum de câncer nos rins. O estudo incluiu a construção de uma rede de interação proteína-proteína (IPP) que destacou uma proteína central na regulação dos processos desse câncer renal.

O estudo foi desenvolvido sob orientação da Profª Roberta Jeane Bezerra Jorge, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC; do pesquisador Helyson Lucas Bezerra Braz, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais da UFC; e da Profª Sebastiana Vicente Bezerra, da EEMTI Deputado Joaquim de Figueiredo Correia, onde os estudantes premiados estudam, localizada no município de Iracema, no Ceará.

Marcos Ivan da Silva Félix e Filipe Holanda Dias são vinculados ao LAFAVET, do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM).

Fonte: Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.