Núcleo de Estudos em HIV/aids e Doenças Associadas lança série de animações educativas sobre prevenção de ISTs

O Núcleo de Estudos em HIV/aids e Doenças Associadas (NEAIDS), do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal do Ceará, produziu uma série de vídeos curtos de educação em saúde sobre prevenção combinada para HIV e outras doenças. As animações são voltadas para jovens e adultos e visam aprimorar e disseminar técnicas de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Imagem: Imagem de vídeo publicado pelo NEAIDS

O objetivo dessa série de vídeos é fortalecer ações de enfrentamento do HIV e das ISTs entre as populações jovens, aumentando o nível de informação disponível, melhorando o acesso a informações acuradas e culturalmente apropriadas, inclusive entre jovens com deficiência auditiva, aumentando a prontidão para mudança de comportamento, reduzindo as taxas de incidência de HIV/IST e impactando também os custos em saúde.

O material está disponível no canal do PPGENF no YouTube. Cada vídeo contém temas e orientações específicas que podem ser adaptados para diversos públicos e ambientes, a exemplo de escolas e serviços de saúde, e como recurso para atividades educativas, como ações de testagem rápida para ISTs, grupos de autoajuda, serviços de ginecologia e exibições no Dia Mundial da Aids (1º de dezembro), entre outras.

Os vídeos foram elaborados de acordo com o método científico, desde a concepção até o desenvolvimento tecnológico educacional. São tratados assuntos como testagem regular para HIV e outras ISTs; redução de danos; vacinação contra hepatite B; uso de preservativo masculino, feminino e gel lubrificante; e Profilaxia Pré-Exposição (PREP).

Confira um dos vídeos da série de animações:

Fonte: Profª Marli Gimeniz Galvão, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.