Música percussiva e concerto com repertório de filmes animam hoje (10) a Concha Acústica, no encerramento dos EU 2023

A força da arte e da cultura da Universidade Federal do Ceará vai ser destaque na solenidade de encerramento da edição 2023 dos Encontros Universitários (EU). No palco da Concha Acústica da Reitoria, a partir das 18h desta sexta-feira (10), o Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada e a Camerata de Cordas da UFC farão apresentações. O evento é aberto ao público e gratuito.

Para facilitar a participação na festa de encerramento, a Comissão Organizadora dos Encontros Universitários vai colocar um ônibus circulando do Campus do Pici para a Reitoria, a partir das 16h30min (com a última viagem marcada às 18h). O ponto de partida será no Restaurante Universitário perto do Centro de Convivência.

A palestra “Incluir para educar, educar para incluir”, do ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, foi antecipada para essa quinta-feira (9), às 11h, no Campus do Pici. A atividade teve a participação da secretária da Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira, e do ativista social Preto Zezé, tendo mediação do reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida. Houve transmissão nos canais da UFCTV e do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) no YouTube.

Veja o livro com a programação geral do evento (sujeita à atualização).

Imagem: Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada

Na programação artístico-cultural da sexta-feira (10), na Concha Acústica, o Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada, coordenado pela Profª Catherine Furtado, do Curso de Música da UFC, vai apresentar o espetáculo Sou tambor. A proposta surgiu “da vivência de Batuque na costura criativa do fazer coletivo a partir das brincadeiras populares que trazem o tambor, o terreiro e a festa como elementos centrais”, informa ela.

A Profª Catherine Furtado acrescenta que o repertório conta com músicas autorais dos integrantes, regência de bolsistas, pontos de umbanda e composições da tradição oral de diversos países das Américas, como México e Argentina. Estão no roteiro “Misibamba” (do candomblé afro-portenho), “Tranca-rua / Maria Padilha” (pontos de umbanda), “Pode bater o tambor” (Aparecida Silvino), “Repicaxé” (Catherine Furtado) e “Maculelê” (Pingo de Fortaleza e Guaracy Rodrigues).

Para a Profª Catherine, voltar a se apresentar com o Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada na Concha Acústica da Reitoria “é a certeza da força e beleza dos Encontros”.

A Concha, considera ela, é “um espaço acadêmico e cultural que abraça verdadeiramente todas as atividades essenciais da comunidade acadêmica: cultura, arte e educação. É uma celebração poética, sonora e viva na qual podemos, através do ressoar da música dos tambores, nos conectar com nossos símbolos ancestrais, sonoridades criativas e pulsarmos juntos com muita alegria em cada toque do tambor”. E convida o público: “celebremos com muito batuque os Encontros Universitários na Concha Acústica”.

STUDIO GHIBLI – A Camerata de Cordas da UFC, sob a coordenação da Profª Liu Man Ying, também do Curso de Música da Universidade, levará à Concha o aclamado espetáculo Studio Ghibli 1, baseado em trilhas sonoras de filmes de animação produzidos pelo Studio Ghibli, sediado em Tóquio, no Japão. Durante a apresentação da Camerata serão projetadas imagens de filmes do estúdio Ghibli, como parte do projeto "Design Computacional como meio de expressão artística e inclusão", coordenado pelo Prof. Roberto Vieira do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design (DAUD), da UFC.

Imagem: Camerata de Cordas da UFC

Já apresentado em espaços culturais de Fortaleza como o Theatro José de Alencar e o Cineteatro São Luiz, o repertório vem encantando públicos de todas as idades. Na UFC, será a primeira vez a ser apresentado na Concha Acústica para um grande público. Antes, as outras apresentações na Universidade foram para públicos menores, no Museu de Arte da UFC (MAUC) e no Salão Nobre da Reitoria.

Fazem parte do roteiro de Studio Ghibli 1 as composições:

"Itsumo nando demo", do filme A viagem de Chiriro

"One summer day", do filme A viagem de Chiriro
Compositor: Joe Hisaishi. Arranjador: Silvio Henrique Oliveira

"A sexta estação" (The sixth station), do filme A viagem de Chihiro
Compositor: Joe Hisaishi. Arranjador: Diego Vieira

"Waltz of Chihiro", A viagem de Chihiro
Compositor: Joe Hisaishi. Arranjador: Victor Magalhães

"A town with an ocean view", do filme Serviço de entrega de Kiki
Compositor: Joe Hisaishi. Arranjador: Inácio Saldanha

"Arrietty’s song" do filme O mundo dos pequeninos
Compositor: Cécile Corbel. Arranjador: Inácio Saldanha

"Bygone days", do filme Porco rosso

"Mulheres de Piccolo" (Women of Piccolo), do filme Porco rosso
Compositor: Joe Hisaishi. Arranjador: Diego Vieira

"Gake no Ue no ponyo", do filme Ponyo
Compositor: Joe Hisaishi e Katsuya Kondo. Arranjador: Inácio Saldanha

"Mother of the sea", do filme Ponyo
Compositor: Hayashi Masako. Arranjador: Jáderson Teixeira

"Hotaru no Haka", do filme O túmulo dos vagalumes
Compositor: Michio Mamiya Arranjador: Gustavo Cymrot

"The journey to the west", do filme Princesa Mononoke
Compositor:Joe Hisaishi. Arranjador: Inácio Saldanha

"Merry go round of life", do filme O castelo animado
Compositor: Joe Hisaishi. Arranjador: Inácio Saldanha

O sucesso do concerto com trilhas do estúdio japonês tem sido tamanho que a Profª Liu adianta que, no próximo dia 24 de novembro, a Camerata vai apresentar, também na Concha Acústica, o Studio Ghibli 2, uma sequência com mais criações das trilhas sonoras do Ghibli.

Fontes: Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; e Camerata de Cordas da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.