Reitor nomeia novos gestores da Central Analítica da UFC; mandato tem duração de dois anos

Em portaria publicada nesta segunda-feira (6), os professores Antonio Gomes de Souza Filho, do Departamento de Física, e Emílio de Castro Miguel, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, foram nomeados, respectivamente, coordenador e vice-coordenador da Central Analítica da Universidade Federal do Ceará. Os mandatos terão duração de dois anos, período no qual os gestores assumem novos desafios e projetos nesse que é um órgão fundamental para diferentes centros, faculdades e institutos da Universidade.

Os dois candidatos foram os mais votados da lista tríplice encaminhada pelo Comitê Gestor da Central Analítica ao reitor da UFC, Custódio Almeida, que referendou a decisão da consulta.

Imagem: Computadores sobre uma bancada da Central Analítica (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Instituída há 10 anos, a Central Analítica é um laboratório com infraestrutura em microscopia e técnicas analíticas. Aberto a usuários de diversas áreas do conhecimento, o órgão dispõe de equipamentos como microscópios eletrônicos e ópticos de última geração, além de uma equipe de servidores técnico-administrativos e professores colaboradores especializados, por meio dos quais tem viabilizado pesquisas científicas de alto nível, tanto da UFC quanto em parceria com outras instituições.

Professor titular do Departamento de Física da UFC, Antonio Gomes de Souza Filho atua na área de física da matéria condensada com ênfase em nanociência e nanotecnologia e já foi coordenador do Comitê de Instalação da Central Analítica entre julho 2013 e março de 2022. Durante o período, o comitê foi responsável pela elaboração do projeto e instalação da central.

PROJETOS – “Temos alguns desafios para os próximos dois anos. O primeiro é a finalização da sede, que tem infraestrutura adequada para que os equipamentos de alta complexidade operem na capacidade analítica máxima. Nesse sentido, um passo muito importante foi dado pelo reitor Custódio Almeida, que autorizou o processo de licitação em setembro de 2023 com recursos da ordem R$ 1,5 milhão. O resultado será divulgado nesta semana”, adianta Antonio Gomes.

“Outro desafio é fazer a atualização tecnológica dos microscópios eletrônicos e ópticos em funcionamento desde 2014 e a instalação do microscópio de transmissão, que já foi adquirido e encontra-se na Instituição. É urgente sanar essa deficiência em termos de infraestrutura para pesquisa, e a meta é disponibilizá-lo para a comunidade durante 2024”, continua.

Para esse fim, Antonio Gomes esclarece que oportunidades serão buscadas em editais das agências de fomento e nos projetos de pesquisa e desenvolvimento com empresas. “Para a ampliação da infraestrutura, o reitor Custódio Almeida já manifestou apoio. Um desafio sempre presente é ampliar o número de usuários e formar estudantes que serão novos microscopistas”, finaliza.

CONHEÇA OS GESTORES – Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará no período de 2016 a 2019, Antonio Gomes de Souza Filho é pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Mundial de Ciências (TWAS-UNESCO). Atuou como cientista chefe da Fundação Cearense para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) do Estado do Ceará entre 2019 e 2022. Foi nomeado coordenador da área de Astronomia/Física na Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo período de dezembro de 2022 a novembro de 2026 e integra o Conselho Técnico Científico (CTC) da CAPES como membro titular desde fevereiro de 2023.

Com experiência na área de microscopia, Emilio de Castro Miguel traz seu conhecimento na área para a vice-coordenação da Central Analítica. Doutor em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2010), atualmente é professor do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFC e coordena o Laboratório de Biomateriais do mesmo departamento.

Fonte: Prof. Antônio Gomes Souza Filho, do Departamento de Física da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.