Procurar no portal

Primeiro dia dos Encontros Universitários 2023 tem volta ao modelo presencial e retorno do suco ao RU como destaques

Após cinco anos, os Encontros Universitários (EU) da Universidade Federal do Ceará voltaram ao formato presencial. Além de celebrar o reencontro dos que fazem a instituição, o primeiro dia dos EU 2023, nesta quarta-feira (8), foi marcado por palestras, apresentações artísticas, exposições de trabalhos e o retorno da oferta do suco natural nos restaurantes universitários dos campi de Fortaleza.

A diversidade de trabalhos e palestras dá o tom dessa edição dos EU, como apontou o pró-reitor de Assistência Estudantil (PRAE), Prof. Bruno Rocha.

Para muitos, Encontros Universitários é a primeira experiência de apresentação de trabalhos em um evento acadêmico de grande porte. Foi o caso da estudante Katrina Medeiros, do Curso de Design-Moda. Bolsista do Programa de Iniciação à Docência, Katrina apresentou as oficinas que criou para os alunos do curso na área de modelagem. “Foi um ano de muitas primeiras vezes. Primeira vez monitora, primeira vez nos Encontros Universitários, primeira vez fazendo alguns trabalhos. Por causa do meu passado em feiras de ciências na escola, eu já estou um pouco familiarizada com o ambiente, mas é muito bom relembrar”, comentou

Para quem já conhecia os Encontros Universitários no formato remoto, esta edição também acaba sendo uma novidade, uma nova forma de apresentar. “A experiência é nova. A diferença de cara a cara entre os colegas, você ter que esperar um avaliador. On-line não tinha esse espaço para debater, conversar e avaliar a conversa de outros colegas. É bem mais rico, você conhece novas pessoas, escuta outras pessoas e vê que realmente tem pesquisa de muita qualidade”, apontou Ana Carla Oliveira, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA).

Veja outras imagens do primeiro dia dos EU 2023 no Flickr da UFC

A diferença também foi sentida pelo guineense Serifo Camará, do Curso de Gestão de Políticas Públicas. Participante do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), ele já havia apresentado trabalho na edição remota dos Encontros, mas estreou nesta quarta-feira (8) na modalidade presencial. “A diferença é enorme. Aqui a gente consegue sentir o calor humano, o contato físico das pessoas. Eu sempre tinha almejado por um momento desse, de eu ser protagonista como autor principal de determinado trabalho, e felizmente aconteceu agora”, alegrou-se.

O reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, destacou a importância do evento como espaço de reencontro.

SOLENIDADE – A abertura do maior evento anual da UFC ocorreu na manhã desta quarta-feira (8), no Auditório Ícaro Moreira, do Centro de Ciências, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, com a presença de estudantes, gestores e servidores docentes e técnico-administrativos da UFC.

Na ocasião, o reitor Custódio Almeida reforçou a característica dos Encontros Universitários como um lugar para evidenciar o protagonismo da comunidade universitária. Após agradecer a todos que estão na organização do evento, o Prof. Bruno Rocha mencionou o tema dos EU deste ano: “Incluir para educar, educar para incluir”. “Nesta edição de 2023, os Encontros Universitários têm como tema central a inclusão, a partir de uma abordagem ampla que visa difundir a cultura do acolhimento e valorizar a diversidade que se faz presente na universidade pública”, destacou.

Imagem: auditório do Centro de Ciências recebeu a solenidade de abertura dos EU 2023

Também presente na solenidade de abertura, a vice-reitora da UFC, Profª Diana Azevedo, relembrou a época de estudante, quando apresentou o primeiro trabalho de pesquisa na UFC, e anos depois, quando vivenciou os Encontros Universitários como docente. “De fato eu senti esse caldeirão que mistura pesquisa, mistura extensão, mistura docência, cultura, arte, esportes. Tudo isso que faz essa amálgama que é a Universidade viva que nós queremos construir”, afirmou.

Além das três autoridades já citadas, compuseram a mesa de abertura do evento: o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Prof. Raimundo Nogueira Filho; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profª Regina Célia Monteiro; o pró-reitor-adjunto de Graduação, Prof. Hermógenes David de Oliveira; a pró-reitora de Extensão, Profª Bernadete Porto; a diretora da Secretaria de Acessibilidade (UFC Inclui), Profª Marilene Munguba; o coordenador-adjunto de Comunicação e Marketing, Norton Falcão; e as representantes estudantis Maria Fernanda, do Curso de Ciência da Computação, e Mariana Lopes, do Curso de Psicologia.

Até sexta-feira (10), 6.722 trabalhos serão apresentados nos campi da UFC em Fortaleza, Sobral, Itapajé, Crateús e Russas. No Campus de Quixadá, os EU 2023 serão realizados de 22 a 24 de novembro.

PROGRAMAÇÃO – Logo no primeiro dia dos EU, o Centro de Convivência do Campus do Pici revelou-se um dos espaços mais efervescentes da programação, ao reunir sessões de pôsteres e de apresentações orais de trabalhos de graduação e pós-graduação; rodas de conversa, maratonas e exposições; além do stand do Instituto Confúcio da UFC; o estúdio da Rádio Universitária, com transmissão ao vivo; a Livraria da UFC, com descontos de 20% na venda de livros; e salas destinadas a receber equipes de várias pró-reitorias da Universidade, envolvidas na organização dos EU.

Imagem: salão de pôsteres

Destaque da programação, a Maratona Thinkathon é uma jornada de inovação colaborativa, na qual cinco equipes são desafiadas a criar soluções para problemas socioambientais. Realizada em parceria com a Escola de Sustentabilidade 4.0, com a iniciativa Coalização Pelo Impacto e com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará | Sistema FIEC), a atividade lança um desafio ligado ao tema da sustentabilidade para grupos previamente inscritos na maratona. Os participantes deverão elaborar projetos voltados à resolução do problema apresentado, sob orientação de profissionais da Escola de Sustentabilidade. Os trabalhos serão apresentados na sexta-feira (10) para uma banca que decidirá os ganhadores. A ideia da maratona é, a partir desse processo de mentoria, incentivar o empreendedorismo e, quem sabe, até a criação de startups.

Na programação de palestras, o primeiro dia reuniu temas bem diversos – de propriedade intelectual, com Carla Freitas, funcionária do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), até inclusão de artistas na universidade (com a Profª Mirian Nogueira Tavares, da Universidade do Algarve, Portugal) e intercâmbio nos EUA, com Cristina Borges, orientadora do Education USA na UFC.

Imagem: Centro de Convivência da UFC

ATIVIDADES ARTÍSTICAS – Exposições multilinguagens, exibições audiovisuais, apresentações de teatro, shows musicais e oficinas integraram a programação artística dos EU 2023, espalhadas por diversos espaços do Instituto de Cultura e Arte (ICA) e também no Palco Mix, montado ao ar livre. Uma das oficinas do primeiro dia foi a de Criação e Desenvolvimento de Personagens para Ilustração, ministrada por Kevin Carlos Guimarães e Sofia Félix, bolsistas do projeto Bolsa-Arte Moda, da Pró-Reitoria de Cultura da UFC. Aberta ao público, a atividade reuniu 19 participantes que puderam aprender mais sobre princípios de criação gráfica de personagens.

Também no ICA, o Salão de Exposições reúne 18 obras em diferentes linguagens artísticas, assinadas por estudantes, docentes e técnico-administrativos e selecionadas por uma equipe de curadoria. Há trabalhos em bordado, pintura, desenho e fotografia, além de uma instalação e uma série composta por figurinos.

Do lado de fora, sob a sombra generosa de árvores, o Palco Mix recebeu sete apresentações musicais. No começo da tarde, o show Pé de Pinhão, do Grupo Tresillo, emocionou a plateia com seu repertório de canções afrodiaspóricas, indígenas e sobre o sertão nordestino. Formado pelas professoras do Curso de Música Maria Juliana Linhares e Catherine Furtado, e pelo professor do Curso de Letras da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) Michel Costa, o Tresillo chegou a ultrapassar o tempo previsto de performance após o público pedir bis.

RETORNO DO SUCO – O primeiro dia dos Encontros Universitários também marcou o retorno do suco aos restaurantes universitários da capital cearense. Demanda dos estudantes, a oferta do suco ocorreu devido a um aditivo ao contrato estabelecido entre a universidade e a empresa fornecedora das refeições.

Os estudantes foram recepcionados com música, balões, bombons de chocolate e distribuição de 300 canecas comemorativas dos Encontros Universitários. O suco de caju foi ofertado na modalidade de autoatendimento, com a disponibilidade de 300 mililitros por pessoa.

As estudantes de Engenharia Civil Eduarda Prudente e Beatriz Santos aprovaram a medida. “O retorno do suco foi muito bom. A gente ouvia muito o pessoal falar que quando tinha era muito bom”, comentou Beatriz, atestando a qualidade do suco.

Imagem: Estudantes se servem em suqueira no RU

INTERIOR – A programação dos EU 2023 também começou nesta quarta-feira (8) nos campi do Interior, com exceção do Campus de Quixadá. Em Crateús, o evento recebe participantes de outras instituições de ensino e pesquisa da região do Sertão de Crateús, para promover o compartilhamento de conhecimento e fomentar o crescimento acadêmico na região.

Participando pela quarta vez dos Encontros, a estudante Ludmylla Beatrice do Nascimento, do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, apresentou o trabalho "Estimativa da evaporação do reservatório Quixeramobim, no semiárido brasileiro, utilizando sensoriamento remoto". Para ela, participar da edição presencial dos EU é satisfatório porque possibilita desenvolver melhor as atividades e interagir com os colegas do campus. “Com as apresentações presenciais a gente também consegue passar melhor o que queremos transmitir", explica.

Em Itapajé, a programação do primeiro dia contou com exposição de trabalhos de extensão e do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência, além de apresentação cultural e feira de artesanato e gastronomia com empreendedores locais.

Imagem: estudante apresenta trabalho de extensão

Em Russas, além das produções acadêmicas, a mostra cultural ficou por conta do projeto de extensão UFC Musicall. A Profª Patrícia Freitas, uma das organizadoras do evento no campus, convidou toda a comunidade local a participar da programação, que segue até sexta-feira (10). “Teremos apresentações orais, apresentações de pôsteres, pitch e apresentação de talentos, como o Forró no Campus e Stand UP”.

Os Encontros Universitários seguem nesta quinta (9) e sexta-feira (10). Veja o livro com a programação geral do evento (sujeita à atualização).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300