Com ideia de telha vegetal, equipe do LABOMAR vence Thinkathon dos Encontros Universitários 2023

A equipe Sustentação, composta por alunos do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará, foi anunciada, na última sexta-feira (10), como vencedora da primeira edição do Thinkathon dos Encontros Universitários 2023. Maratona de ideias voltadas para a sustentabilidade 4.0, o Thinkathon teve a participação de cinco times finalistas, com a organização da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER).

Imagem: Foto posada da equipe Sustentação, com alunos vestindo blusas azuis e segurando o troféu

As equipes apresentaram as propostas em formato de pitch, com dinâmicas de até cinco minutos de duração, para uma banca de jurados representantes de entidades do ecossistema cearense de inovação e empreendedorismo. O segundo lugar foi concedido à equipe Vitaltech, o terceiro para a equipe iLab Inovação e as equipes Tejo e Ecoteam obtiveram menções honrosas na competição.

Classificada em primeiro lugar, a equipe Sustentação é formada por alunos dos cursos de graduação em Ciências Ambientais e de pós-graduação em Ciências Marinhas Tropicais, que propuseram a ideia de uma telha vegetal para promover a eficiência térmica e energética de construções. Integram o time campeão os estudantes de graduação Geann Pablo de Sousa Duarte, Pedro Renato Câmara da Silva e Lorena Kelvia de Paula Muniz e os doutorandos Kelven Pinheiro de Sousa e Anderson Nonato de Freitas.

Imagem: Foto da sala do Thinkathon cheia de pessoas sentadas para assistir às apresentações em formato de pitch

EXPERIÊNCIA – Para o orientador da equipe e docente do LABOMAR, Prof. Fábio Oliveira de Matos, a iniciativa do Thinkathon foi uma excelente oportunidade de desenvolver o empreendedorismo dos alunos e uma vivência prática de desenvolvimento de soluções a partir de uma situação-problema e de pautas socioambientais.

“Temos na grade curricular e na proposta da formação do cientista ambiental [tópicos para] tratar com situações relacionadas às questões do meio ambiente e da sustentabilidade, atuando justamente nesse sentido de articular demandas do ambiente costeiro e marinho e desenvolver tecnologias, metodologias e práticas para mitigar essas problemáticas no dia a dia. Trouxemos aqui para o Thinkathon aquilo que eles já vêm desenvolvendo em sala de aula, tanto na graduação como na pós-graduação do LABOMAR”, analisou.

Pela primeira vez participando de uma competição, o estudante Geann Pablo Duarte, do oitavo semestre de Ciências Ambientais, avaliou como gratificante o evento, ao lado de pesquisadores do Laboratório de Economia, Direito e Sustentabilidade (LEDS). “Os Encontros Universitários para mim sempre foram um espaço de acolhimento e para desenvolver a pesquisa de maneira individual, e foi rico ter a conexão com pessoas do LEDS e da minha equipe. Aprendi na formação do grupo sobre o ambiente empresarial e empreendedor, como também a desenvolver uma relação mais empática, de ouvir e me comunicar melhor”, compartilhou.

Imagem: Foto posada dos participantes do Thinkathon

SUSTENTABILIDADE – De acordo com a coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da PROINTER, Profª Conceição Oliveira, o Thinkathon surgiu de uma proposta de incluir a sustentabilidade do planeta na programação dos EU 2023, em um formato que deverá continuar nas próximas edições dos Encontros. Ela explica que a iniciativa segue a tendência atual de empresas de se guiar pelos princípios de sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa, da sigla em inglês ESG (Environmental, Social and Governance).

“Lançamos uma chamada amplamente divulgada na UFC para que equipes participassem dessa maratona de ideias para a sustentabilidade 4.0, com um modelo de ideação de soluções para problemas socioambientais a ser desenvolvido olhando para a tecnologia da natureza, o que chamamos de biomimética. No Thinkathon, surgem negócios sustentáveis, e o que vem em primeiro lugar não é o lucro, mas o propósito de resolver problemas graves para os quais urgem soluções”, apontou a coordenadora.

Segundo o pró-reitor-adjunto de Relações Interinstitucionais da UFC, Prof. Barros Neto, o Thinkathon deve ser pensado em uma tríade de sustentabilidade social, econômica e ambiental, no contexto das transformações da indústria 4.0 e das mudanças climáticas. “Como um torneio de ideias, o Thinkathon veio para ficar, por dar a oportunidade de pessoas trazerem ideias, que não são ainda planos de negócios, mas têm perspectivas de aprofundamento para evoluir até eventualmente virarem uma patente ou uma startup”, concluiu.

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.