Quinta edição da exposição "Arte sob o microscópio" será aberta na sexta-feira (17) na Faculdade de Medicina

Com o tema “Microrganismos e suas epidemias”, a quinta edição da exposição Arte sob o microscópio será aberta na próxima sexta-feira (17), às 14h, no Bloco Didático Prof. Ronaldo Ribeiro (rua Papi Júnior, 1223, Rodolfo Teófilo), da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Porangabuçu. A mostra, aberta ao público em geral, permite a visualização da beleza artística de imagens obtidas por diferentes técnicas de microscopia.

A exposição é uma realização da Liga Acadêmica de Embriologia e Microscopia Aplicada (LAEMA), projeto de extensão do Departamento de Morfologia, em conjunto com o Laboratório de Inovação e Pesquisa no Ensino de Morfologia (iLAB) e com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais (PCMF), da FAMED.

Imagem: microrganismos observados em microscópio

Na edição 2023 da mostra, serão expostas 14 imagens que apresentam os principais microrganismos relacionados a grandes epidemias, como as de covid-19, varíola, peste bubônica, cólera, gripe espanhola, HIV e outras. A Profª Virgínia Girão, do Departamento de Morfologia, explica que as obras foram produzidas a partir de um banco de imagens do National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID). “Essas imagens são de diferentes técnicas de microscopia. A grande maioria é de microscopia eletrônica”, informa ela.

Quem visitar a exposição vai poder apreciar as imagens de um colorido atraente e aprender sobre o desenvolvimento das pesquisas ao microscópio e seus benefícios para a ciência. “Nós construímos uma linha do tempo contando a importância, para a ciência, das descobertas em relação a esses microrganismos, tanto do ponto de vista da pesquisa da doença em si, das características do vírus, como da contribuição para o desenvolvimento de vacinas”, ressalta a professora.

SOLENIDADE E VISITAS – Na abertura da mostra haverá apresentação da Camerata de Cordas da UFC, com um repertório que mescla o popular e o erudito; fala da direção da FAMED e da organização do evento; e visita guiada à exposição. A Profª Virgínia Girão informa que estão sendo feitos contatos com as escolas de ensino médio e fundamental para motivar a ida de alunos à abertura da exposição. É possível também agendar a visita guiada enviando mensagem para o e-mail da Liga Acadêmica de Embriologia e Microscopia Aplicada (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Outras informações podem ser obtidas nas páginas do Instagram da Liga (@laemaufc) e da exposição Arte sob o microscópio (@artesobomicroscopio).

Fonte: Profª Virgínia Girão, do Departamento de Morfologia – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.