Procurar no portal

UFC participa do primeiro Donut Brasil, programação global dedicada a pensar novos modelos de economia sustentável para o século XXI

Nessa segunda-feira, 13 de novembro, a Universidade Federal do Ceará foi uma das instituições brasileiras a participar do primeiro Global Donut Day, iniciativa global que reúne programações on-line e presenciais em vários países, dedicadas ao conceito da Economia Donut – uma proposta de estrutura visual para pensar modelos econômicos sustentáveis no século XXI, a partir das noções de limites naturais do planeta e de desafios sociais, entre eles a erradicação da pobreza e das desigualdades. O nome deve-se ao desenho da estrutura, inspirado no formato de uma sobremesa norte-americana chamada donut.

Idealizada pela economista inglesa Kate Raworth, das Universidades de Oxford e Cambridge, a Economia Donut é trabalhada ao redor do mundo por meio de uma comunidade global e uma agenda regular de atividades – que agora inclui o Global Donut Day e, no País, o Donut Brasil. A agenda inclui festivais, palestras, workshops e encontros, tanto on-line quanto presenciais, com o objetivo de promover o aprendizado, a troca de ideias e de contatos.

Imagem: foto de uma mulher branca, de cabelos loiros, falando ao microfone. Há uma projeção atrás dela

Em Fortaleza, as atividades aconteceram no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal do Ceará. A abertura contou com fala de Magda Maya, doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente, estrategista em sustentabilidade e fundadora da Escola de Sustentabilidade 4.0.

“Recebemos feedbacks dos participantes comentando que foi um momento muito inspirador. Fortaleza foi uma das cidades com mais engajamento, mesmo com o pouco tempo de articulação. O público foi 99% feminino, o que nos revela que a sustentabilidade parece ser cada vez mais de interesse das mulheres”, comemora a professora Conceição Oliveira, coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER).

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

PIONEIRISMO – Segundo Conceição, durante o encontro, as discussões giraram especialmente em torno da reconexão com a natureza, tanto para o bem-estar da humanidade quanto para as inovações, inclusive do pensamento econômico. Para ela, a UFC sai na frente mais uma vez nessa temática. “Na semana passada tivemos êxito na realização do primeiro Thinkathon [durante os Encontros Universitários 2023], maratona voltada ao desenvolvimento de ideias para a sustentabilidade, por meio da aplicação do método da biomimética”, ressalta Conceição.

Após a fala de abertura, foi exibido o premiado documentário Biocêntricos, dirigido por Fernanda Heinz. Com narração da bióloga americana Janine Benyus, especialista em biomimética (área da ciência que estuda soluções e estratégias usadas pela natureza com o objetivo de aplicá-las em outras áreas de conhecimento), o longa reúne histórias de nove personagens cujas vidas são transformadas por inovações inspiradas na natureza.

A projeção foi seguida de um painel on-line ao vivo com a própria Kate Raworth, Janine Benyus, Fernanda Heinz, Carol Freitas (NOUS Ecossistema) e Alessandra Araújo (Bioinspirations), com tradução em português, sobre a relação da biomimética com a Economia Donut.

Vale ressaltar que, de todo o Nordeste, somente Ceará, Bahia e Recife participaram do Dia Donut, que contou ainda com atividades nas cidades do Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Contagem, Belém, Campinas e Brasília.

“Aproveitando a parceria já estabelecida entre a Coordenadoria de Empreendedorismo e Inovação da UFC e a Escola de Sustentabilidade 4.0, entramos em contato com a coordenação nacional do Dia Donut e assumimos o compromisso de realizar uma programação em Fortaleza, pensando que seria um momento bem importante para reforçar nosso compromisso com o que há de mais inovador para a sustentabilidade do planeta”, explica Conceição. “Para nós, esse é o começo de muitas outras ações necessárias para oferecer a cientificidade que a sustentabilidade precisa e, ao mesmo tempo, construir uma nova sociedade por meio de boas e novas ideias.”

Fonte: Coordenadoria de Empreendedorismo e Inovação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300