Concluintes de 26 cursos devem se cadastrar no Sistema ENADE até sábado (18); "Manual do aluno" pode ser consultado para orientação

Concluintes habilitados à participação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2023 precisam completar o preenchimento de seus cadastros até sábado (18). Nesta edição, serão avaliados 26 cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará, totalizando 1.811 estudantes que deverão participar da prova, a ser aplicada em 26 de novembro.

Para auxiliá-los, está disponível no Repositório Institucional da UFC o Manual do aluno do ENADE – edição 2023. O material apresenta um passo a passo para o cadastro no Sistema ENADE, que deve ser feito pelo próprio estudante concluinte, previamente inscrito pelo coordenador do curso.

Imagem: estudantes caminham pelo campus de Quixadá

Além de compilar as informações mais importantes para os estudantes e elucidar a relevância desse instrumento de avaliação, o manual aborda o questionário do estudante, disponível no Sistema ENADE até 25 de novembro. O questionário tem como objetivo caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, e somente seu preenchimento integral permitirá o acesso ao cartão de informação de inscrição, necessário para o conhecimento do local de prova.

Participam desta edição do exame os estudantes concluintes dos cursos participantes que tenham integralização de 100% da carga horária até julho de 2023.

REGULARIDADE – A regularidade no ENADE 2023 será atribuída mediante o preenchimento completo do questionário do estudante e a presença atestada no local da prova. O estudante irregular não poderá colar grau antes de agosto de 2024, quando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pelo exame, emitirá ato regularizando a situação desses discentes.

Assim como o Manual do coordenador e do secretário do curso de graduação, o Manual do aluno foi elaborado pela Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e pela Divisão de Desenvolvimento de Sistemas de Informação da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFC.

O Manual do aluno não dispensa os discentes da responsabilidade de ter conhecimento de todas as portarias, editais e demais documentos oficiais acerca do ENADE 2023, disponíveis no menu “Legislação” do site do ENADE na UFC.

ENADE – O ENADE integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), juntamente com a avaliação dos cursos de graduação e a avaliação institucional. Trata-se de componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a conclusão do curso.

PROVA – A prova será aplicada no dia 26 de novembro, com início às 13h30min e término às 17h30min, conforme horário de Brasília. Os portões dos locais de prova fecham 30 minutos antes. A avaliação é composta por 40 questões divididas em formação geral, comum aos cursos, e o componente específico próprio da área de avaliação, além do questionário de percepção da prova, com nove questões.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da PROGRAD/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.