Teatro Universitário apresenta espetáculo "Os tamboretes" na próxima quinta-feira (16), às 20h; entrada é gratuita

O Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA), equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará, apresenta, na próxima quinta-feira (16), o espetáculo Os tamboretes, que traz denúncias ao consumismo e à destruição da natureza por meio da história de Raimunda e Benzinho. A peça será encenada às 20h, com entrada gratuita.

Imagem: elenco da peça "os tamboretes" em cena

Os personagens interpretados por Ghil Brandão e Joca Andrade são coletores de materiais recicláveis que vivem juntos em uma Fortaleza apocalíptica. Indignados com as crises social e ambiental, local e mundial, decidem realizar uma conferência. Suas urgências são denunciar o consumo excessivo, a ganância, a hipocrisia, a exploração da natureza e a destruição do meio ambiente.

Os tamboretes é uma criação livre, inspirada no texto teatral As cadeiras, do dramaturgo romeno Eugène Ionesco, que possibilita questionar estados de indignação pelo viés da poética do teatro do absurdo. O Teatro Universitário está localizado na avenida da Universidade, 2210, no bairro Benfica.

ELENCO – Ghil Brandão tem formação em teatro pelo Curso de Arte Dramática da UFC, graduação em Letras e doutorado em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professor do Curso de Teatro-Licenciatura do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC. Joca Andrade tem formação em teatro pelo Curso de Arte Dramática da UFC, graduação em Pedagogia, especialização em Metodologia do Ensino da Arte, mestrado em Artes pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). É membro-criador do Curso Princípios Básicos de Teatro, do Theatro José de Alencar.

TUPA – O TUPA é um equipamento cultural destinado à difusão da arte e da cultura, aberto à comunidade acadêmica e externa e às diversas atividades vinculadas à Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da UFC, bem como a projetos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. O teatro oferece uma programação diversificada e de qualidade com espetáculos, shows musicais e apresentações artísticas.

Fonte: Prof. Ghil Brandão, do Curso de Teatro da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.