Procurar no portal

Plantio de girassóis, atendimento ao público, apresentações culturais e palestra marcam evento de 85 anos da FEAAC

Com extensa e variada programação, a Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará deu início, na manhã desta terça-feira (14), às celebrações de seus 85 anos de criação. Plantio de mudas de girassóis e árvores como sena e ipê amarelo, apresentações artísticas, produção coletiva de uma pintura alusiva aos 85 anos da FEAAC, prestação de serviços e o painel intitulado “Importância da FEAAC na trajetória profissional” constaram da programação.

Às 9h, o reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, e o diretor da FEAAC, Prof. Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano, fizeram o plantio de duas mudas de girassóis, das 85 plantadas em referência à nova idade FEAAC, e de um exemplar da árvore sena. Representantes dos estudantes, professores e servidores técnico-administrativos da UFC e terceirizados também plantaram girassóis. Um ipê amarelo foi plantado em outro jardim da faculdade.

Imagem: mesa de autoridades do evento

Antes desse ato, desde às 8h o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da FEAAC fez atendimento ao público para tirar dúvidas sobre imposto de renda. Integrantes das empresas juniores prestaram orientações sobre abertura e formalização de empresas, além de controle financeiro. No saguão, os presentes puderam participar da pintura coletiva do quadro Árvore Digital FEAAC 85 Anos.

No auditório da FEAAC, a solenidade oficial teve início com lançamento do vídeo institucional “FEAAC 85 Anos” (veja abaixo), produzido pela UFCTV, integrante da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa). Em seguida, o quarteto da Camerata de Cordas da UFC se apresentou sob a regência da Profª Liu Man Ying e, posteriormente, foi formada a mesa com participação do reitor, do diretor da FEAAC, pró-reitores, representantes de professores, alunos e técnico-administrativos.

INTERDEPENDÊNCIA – Em sua fala, o reitor Custódio Almeida saudou professores, alunos, servidores técnico-administrativos e terceirizados, além dos convidados, e destacou o simbolismo do plantio dos girassóis, uma flor que está sempre buscando o sol.

“Comemorar com girassóis é algo muito simbólico, muito especial. Em A República, de Platão, o sol significa a razão. O sol é aquilo que a gente não pode nem olhar porque ele não existe para ser visto, mas para fazer ver. A razão é assim também: aquela luz que nos convida a resolver os nossos problemas, a tomar as decisões. A razão nos convida a conviver o tempo todo, a fazer da convivência um mundo melhor, um mundo confortável, um mundo feliz”, disse.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Ele provocou o público a refletir sobre “qual é o sol da FEAAC”, o que é o grande guia. De pronto, alertou o que não deve ser o sol da UFC e da FEAAC: o individualismo, que têm permeado relações na contemporaneidade. Valores como individualismo e independência tão arraigados na sociedade não devem servir de guia, considera o reitor.

“Penso que a gente precisa mudar um pouco esse valor [da independência] para o de interdependência. A independência é uma ilusão. Nada daquilo que a gente usa foi produção nossa. Durante a pandemia. quando a gente ficou isolado, tivemos a oportunidade de perceber o tanto que somos interdependentes, o tanto que precisamos uns dos outros. Penso que esse sol que a gente busca é aquele sol que, talvez enquanto universidade pública, a gente precise conhecer: a coisa pública mesmo, a construção coletiva, a justiça social. N'A República de Platão, esse sol, essa razão buscava justiça social, buscava o bem. E eu penso que estamos aqui para isso”, disse o reitor.

Ele destacou a importância dos 85 anos da FEAAC, parte importante da UFC:

85 ANOS DE CONQUISTAS – Originalmente criada em 10 de novembro 1938 como Faculdade de Ciências Econômicas do Ceará, foi em 1956 que a instituição passou a integrar a UFC e hoje se denomina Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade. Nesses 85 anos, a FEAAC passou por várias etapas e soma muitas conquistas nas áreas do ensino, pesquisa, extensão, parcerias com instituições governamentais e não-governamentais e do setor privado, como destaca o diretor da Faculdade, Prof. Prof. Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano.

Ele acentua que muitos egressos da FEAAC ocupam posição de destaque na sociedade, inclusive com atuação nos governos municipal, estadual e federal. O diretor ressalta também a aproximação crescente da Faculdade com a comunidade. Através dos projetos de extensão, há o fomento do empreendedorismo e o suporte a pequenas empresas, ao negócio informal e à economia criativa.

Por tudo isso e muito mais, ele considera que a FEAAC tem influência relevante nas políticas públicas. “Temos um projeto de extensão da Economia que faz o acompanhamento das políticas públicas na área de Educação. O acompanhamento de números e dados são subsídios para que os governos tomem decisões”, acentuou.

Para a UFCTV, o diretor da FEAAC acrescentou mais informações sobre o balanço desses 85 anos:

PAINEL – Da programação constou ainda o painel “Importância da FEAAC na trajetória profissional”, com as participações da Profª Glória Arrais Peter, primeira mulher a dirigir a Faculdade, e do presidente do Fortaleza Esporte Clube, Marcelo Paz, egresso do Curso de Administração da FEAAC.

A Profª Glória Arrais falou com emoção e entusiasmo sobre sua vinculação com a Faculdade. “Para mim, a vida profissional não pode ser dissociada da vida pessoal”, afirmou. Lembrou que muitas vezes chegou a levar filhos para o ambiente de trabalho.

Ela relembrou sua trajetória. “A FEAAC marcou minha vida desde que fui aluna do Curso de Ciências Contábeis”, disse. Depois ela passou por diversos cargos de gestão: “fui coordenadora do Curso de [Ciências] Contábeis, chefe do Departamento [de Ciências Contábeis]. Fui vice-diretora da FEAAC e diretora”. Dois fatos foram quebra de paradigma, segundo ela: nunca tinha tido uma mulher na diretoria e nem ninguém da Contabilidade na direção da Faculdade.

Para ela é muito gratificante ver a FEAAC chegar aos 85 anos. “A criação da FEAAC trouxe um diferencial muito grande em termos de aproximação com a sociedade. Nós passamos a buscar parcerias, projetos da iniciativa privada e com órgãos públicos. Iniciamos, na parte da pós-graduação, o primeiro curso de mestrado profissional em Economia, coordenado na época pelo Prof. Marcos Holanda, com apoio da FIEC. E agora tem o primeiro doutorado profissional. Então é uma área que nos aproximou muito da sociedade. Deu mais visibilidade à FEAAC e isso só pode ser muito gratificante pra nós”.

Marcelo Paz foi muito aplaudido por ser um egresso de sucesso e por sua condição de presidente do Fortaleza Esporte Clube. Ele agradeceu o convite da FEAAC e relembrou momentos de sua passagem pela Faculdade. Como aluno, fez parte do Centro Acadêmico do Curso de Administração, participou de muitos encontros locais e regionais e foi jogador, como atleta universitário.

“Tenho uma ligação histórica e afetiva com a UFC e com a FEAAC”, expressou ele. Contou que tudo o que aprendeu no curso vem aplicando como gestor do Fortaleza. É muito grato à Universidade e disse que deve muito à instituição que permitiu a ele unir uma vocação (gestão) a uma paixão (futebol). Ao retornar à Faculdade que o formou, Marcelo Paz disse estar muito feliz “por ver a FEAAC cada dia mais jovem”.

O evento foi encerrado com a esquete "Pessoas", encenada por servidores do projeto Teatro QVT, da Divisão de Cultura e Arte (DICART) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da UFC.

PRESENÇAS – Da mesa da solenidade, além do reitor e do diretor da FEAAC, fizeram parte o vice-diretor da FEAAC, Prof. José Carlos Lázaro da Silva Filho; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, representando o corpo docente, Profª Marilene Feitosa Soares; o pró-reitor de Cultura, Prof. Sandro Thomaz Gouveia; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. João Guilherme Nogueira Matias; o pró-reitor-adjunto de Graduação, Prof. Hermógenes David de Oliveira; a pró-reitora de Extensão, Profª Bernadete de Souza Porto; a servidora técnico-administrativa Ana Isabel Silva Bernardes; e a presidente do Centro Acadêmico do Curso de Administração, representante dos estudantes, Rosália Maria Sampaio da Silva.

Fonte: Diretoria da FEAAC – fone: (85) 3366 7790

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300