Abertas inscrições, até 22 de novembro, para Exame de Proficiência Leitora em Língua Portuguesa

Estão abertas, até 22 de novembro, as inscrições para o Exame de Proficiência Leitora em Língua Portuguesa (EPLLP). O teste é destinado a estudantes estrangeiros que precisam comprovar proficiência em língua estrangeira nos programas de pós-graduação de universidades brasileiras, bem como para aqueles estrangeiros que necessitem comprovar habilidade na compreensão leitora para necessidades específicas.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico disponível no site das Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará. O candidato deverá utilizar o mesmo e-mail para realizar a inscrição e o exame.

Imagem: sobre um fundo amarelo, a palavra Português em caixa alta, na cor vermelha, rodeada por símbolos e palavras coloridas que remetem ao idioma

A prova será no dia 24 de novembro e contemplará 10 questões objetivas destinadas a avaliar aspectos textuais e gramaticais da língua portuguesa. Desde 2020, o exame é aplicado de forma on-line.

Os candidatos que alcançarem nota igual ou superior a sete receberão declarações via e-mail indicando a competência leitora e a nota do exame. A coordenação do EPLLP ressalta que, nessa modalidade, não há emissão de certificados, apenas declarações, e que o documento emitido não atende às exigências feitas pelo órgão competente para o processo de naturalização.

Dúvidas e outras informações podem ser consultadas no site das Casas de Cultura Estrangeira.

Fonte: Profª Heloísa Barroso, coordenadora do EPLLP – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.