Procurar no portal

Programas de pós-graduação da UFC são maioria entre os contemplados no edital de internacionalização da FUNCAP

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE), divulgou nessa terça-feira (14) o resultado do Edital nº 08/2023 – FUNCAP Internacionalização. Na lista de 56 proponentes aprovados para receber recursos para seus programas de pós-graduação (PPGs), nada menos que 36 são da Universidade Federal do Ceará. Os outros 20 contemplados dividem-se entre sete instituições – federais, estaduais, públicas e privadas. Confira o resultado.

Puderam concorrer programas de pós-graduação de qualquer área de conhecimento com notas de 4 a 7 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Na UFC, os programas selecionados são de áreas tão distintas quanto farmacologia e ciências da computação, passando ainda por história, agronomia, linguística, patologia, filosofia, enfermagem, engenharias, entre outras.

Imagem: foto de uma jovem de jaleco e máscara branca sentada em frente a um computador. Ela está usando luvas azuis

“A UFC recebeu com contentamento esse resultado, no qual, das 56 propostas aprovadas, 36 (64%) foram da UFC, em todas as grandes áreas do conhecimento. O resultado denota o compromisso dos programas de pós-graduação com a internacionalização das pesquisas e o comprometimento de elevar suas atividades a um patamar de igualdade em nível internacional, permitindo a troca, a universalização dos conhecimentos e a visibilidade das pesquisas e inovações desenvolvidas no âmbito da UFC”, celebra a pró-reitora-adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação, Profª Cláudia do Ó Pessoa.

Para a professora, o aporte desses recursos nos programas de pós-graduação da UFC irá impulsionar as parcerias internacionais, promover a mobilidade acadêmica dos docentes e estudantes com instituições estrangeiras e aumentar as publicações internacionais, sendo um catalisador para consolidar e fortalecer os PPGs no Sistema de Avaliação da Pós-Graduação Brasileira-CAPES.

INVESTIMENTOS – Serão destinados até R$ 800 mil por proposta, de um montante total de até R$ 16 milhões do edital, que visa contribuir para a formação de recursos humanos e o aprimoramento dos programas de pós-graduação do Ceará através do estímulo à formação de redes de pesquisas internacionais, da promoção de mobilidade de pesquisadores e do apoio à participação em congressos, seminários e outros eventos internacionais de caráter técnico-científico.

Os recursos do edital poderão ser usados em um contrato de 36 meses de duração, para despesas como bolsa doutorado-sanduíche; bolsa estágio pós-doutoral; bolsa pesquisador-visitante; equipamentos e material permanente; publicação e tradução de artigos científicos em periódicos especializados; softwares; e taxa de inscrição em eventos de caráter técnico-científico internacional.

Um dos aprovados da lista, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Políticas Públicas da UFC pretende fortalecer e oficializar parcerias em desenvolvimento, no sentido de aprimorar seu processo de internacionalização e, assim, aumentar a relevância da UFC e do Campus de Sobral no cenário global – de acordo com o professor e proponente Francisco Pablo Huascar Pinheiro. “O objetivo é criar pontes entre grupos de pesquisa afins, ampliando e aprofundando a construção e divulgação do conhecimento científico no campo da psicologia e das políticas públicas em suas diversas manifestações”, resume ele.

Desde sua implementação, em 2018, o referido PPG abriu cinco turmas e formou 34 mestres. “Destaco o fato de o programa não cobrar mensalidade, mesmo sendo um mestrado profissional, que não recebe apoio financeiro da CAPES”, ressalta Pinheiro.

Outro contemplado, o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais também pretende investir em diversas ações de internacionalização para elevar seu nível de excelência. Conforme explica o professor e proponente Rafael Carvalho Costa, entre as ações previstas estão inserir os projetos de pesquisa de alunos do programa em um contexto de pesquisas internacionais; fomentar o aumento de docentes com parcerias internacionais; aumentar a produção científica do programa, particularmente discente, através do aumento da publicabilidade em periódicos de alto impacto, por meio da participação de colaboradores estrangeiros; proporcionar novos conhecimentos aos alunos através da oferta de cursos por pesquisadores estrangeiros visitantes; e fomentar pesquisas de nível internacional através da aquisição de equipamentos.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300