Projeto Encontros Literários promove oficina de escrita criativa de micro e minicontos; inscrições abertas

Os Encontros Literários Moreira Campos (ELMC), projeto de extensão do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará, promovem, nos dias 22 e 23 de novembro, oficina de escrita criativa de micro e minicontos. A atividade será realizada das 14h às 17h, na sala 3 do prédio do Departamento de Literatura da UFC (avenida da Universidade, 2683, Benfica), área 1 do Centro de Humanidades. Ministrarão o curso os professores Cid Ottoni e José Carlos Siqueira, do Departamento de Literatura da UFC.

Voltada a estudantes da UFC, a atividade oferecerá aos participantes certificado de 10 horas-aula. São ofertadas 20 vagas, e os interessados podem inscrever-se em formulário on-line disponível no perfil dos ELMC no Instagram (@e.l.moreiracampos).

Imagem: Logo dos Encontros Literários Moreira Campos

A oficina abordará as definições de micro e minicontos, explorando suas características básicas e as estratégias literárias empregadas comumente. Discutirá ainda as questões linguísticas, figuras de linguagem e demais elementos que possam ajudar o participante a compreender a construção, o funcionamento e a escrita desse gênero excêntrico e desafiador tanto para escritores maduros quanto para iniciantes.

A oficina exigirá ainda dos alunos a produção de textos nesses gêneros, que serão lidos e discutidos pela classe, dando, assim, oportunidade de serem apreciados e criticados pelos docentes e discentes. Como conclusão da oficina, os contos produzidos poderão ser publicados na revista eletrônica dos ELMC, conforme o interesse dos alunos/escritores.

DOCENTES – Cid Ottoni é professor titular de Literatura Brasileira na UFC, tendo se dedicado nos últimos anos à obra de Lobo Antunes. Possui considerável produção de romances e contos, além de também ser pianista erudito e violinista amador.

José Carlos Siqueira é professor de Literatura Portuguesa e, há mais de 20 anos, pesquisa a produção de Eça de Queirós. Atualmente está à frente da publicação no Brasil da edição crítica do escritor português.

SAIBA MAIS – Criado em 1985, pelo escritor Moreira Campos (1914-1994), como Encontros Literários, o projeto Encontros Literários Moreira Campos ganhou esse nome em 1994, em homenagem a seu fundador. Atualmente, cadastrado como projeto de extensão da UFC, promove a divulgação de iniciativas e debates sobre literatura através de encontros presenciais, lives no canal do projeto no YouTube, em seus perfis nas redes sociais Instagram (@e.l.moreiracampos) e Facebook (@encontrosdaufc) e ainda pelo podcast dos ELMC.

Fonte: Prof. Marcelo Magalhães, coordenador dos Encontros Literários Moreira Campos – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.