UFC tem 12 projetos aprovados em edital da FUNCAP voltado a spin-offs acadêmicas

A Universidade Federal do Ceará teve 12 projetos aprovados em edital do Programa Pesquisador Empreendedor, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). O edital é voltado à formação de spin-offs acadêmicas, empresas criadas a partir de conhecimentos científicos e de pesquisa trabalhados em ambiente acadêmico.

O edital prevê a destinação de até R$ 600 mil para cada spin-off selecionada. Além do recurso financeiro, as empresas também recebem mentorias especializadas em modelagem e desenvolvimento de negócios. A ideia é desenvolver projetos que tenham potencial de inserção no mercado e geração de impacto socioeconômico no Ceará.

Imagem: pesquisadores (duas mulheres e um homem) olham e apontam para notebook em bancada de laboratório

O número de projetos da Universidade aprovados representa 57% do total do edital, o que a coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER) da UFC, Profª Maria da Conceição de Oliveira, classificou como um “excelente resultado”.

“Temos um papel fundamental, que é desenvolver ações e programas que estimulem esse empreendedorismo e essa inovação. Temos o programa Empreende UFC, o programa Inovando UFC, em que equipes são selecionadas para desenvolver projetos ao longo de um ano. São projetos que esperamos que gerem suas spin-offs e gerem negócios”, afirmou.

Veja a lista completa de projetos aprovados no edital

Intitulado Desenvolvimento de Revestimentos para Redução de Perdas e Controle da Qualidade Pós-Colheita de Vegetais, o projeto coordenado pela Profª Lucicléia Barros de Vasconcelos Torres foi um dos aprovados. Compõem a equipe também: o Prof. Rogério Teixeira Mâsih, Maria do Socorro Bastos, Francisco Willame de Sousa Alberto Jr., Sâmela Leal Barros, Patricia Monteiro Evangelista.

O projeto objetiva o desenvolvimento e a comercialização de revestimentos e sanitizantes naturais à base de óleos essenciais e extratos vegetais, como alternativa aos agrotóxicos, visando combater as perdas pós-colheita de vegetais e a redução de impactos negativos.

“Teremos a oportunidade de aplicar a ciência no desenvolvimento de produtos de alta qualidade para o setor agroalimentar. O investimento e a oportunidade fornecida pela FUNCAP, através desse edital, apoiam não só a pesquisa de base científica e tecnológica mas também motivam o fortalecimento do ecossistema da inovação e criação de novas deeptechs, amparando o desenvolvimento de tecnologias complexas para a resolução de problemas de alto impacto”, aponta a Profª Lucicléia.

Para a pró-reitora-adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Profª Cláudia do Ó Pessoa, o resultado alcançado no edital permite avançar na construção do elo entre a academia e o setor privado e mostra que as pesquisas desenvolvidas na UFC, em diferentes áreas do conhecimento, têm alcançado alto nível de maturidade.

“Pretendemos fortalecer e disseminar a política de inovação e empreendedorismo no âmbito da UFC, para que seja propulsora desse processo de mudança em que a pesquisa seja aplicada, da bancada ao mercado”, afirma a pró-reitora-adjunta.

Veja abaixo a lista completa de projetos da UFC aprovados:

– Água: Cada Gota Importa (Prof. Ascânio Dias Araújo)
– VMPLUS: Plataforma para Gestão de Vulnerabilidades de Segurança da Informação Baseada em Inteligência Artificial (Prof. Emanuel Bezerra Rodrigues)
– Monitoramento da Integridade Física de Aerogeradores Utilizando Dados de Análise de Vibrações e Machine Learning (Prof. George André Pereira Thé)
– Obchain: On-Board Computer to Nanosatellites Blockchain-Based Communication (Prof. Jarbas Aryel Nunes da Silveira)
– Desenvolvimento de Revestimentos para Redução de Perdas e Controle da Qualidade Pós-Colheita de Vegetais (Profª Lucicléia Barros de Vasconcelos Torres)
– Rigogel: Formulações Tópicas para Disfunção Erétil (Prof. Luiz Gonzaga de França Lopes)
– POTIA – Potência com IA: Monitoramento de Inversores de Potência com Inteligência Artificial e Eletrônica Embarcada (Prof. Luiz Henrique Silva Colado Barreto)
– Ingredientes Bioativos de Origem Natural (Prof. Luzia Kalyne Almeida Moreira Leal)
– Scale-up do Cultivo da Microalga Haematococcus pluvialis: Produção da Astaxantina, um Pigmento Antioxidante de Alto Valor Agregado (Profª Maria da Conceição Ferreira de Oliveira)
– Sistema de Análise de Tomografia Computadorizada do Tórax para o Auxílio ao Diagnóstico de Doenças Pulmonares (Prof. Paulo César Cortez)
– QOL Monitor: Aplicativo para Monitoramento e Melhoria da Qualidade de Vida (Profª Rossana Maria de Castro Andrade)
– Biorrefinaria de Resíduos da Carcinicultura: Exploração Sustentável de Resíduos para a Produção de Bioinsumos para Agricultura (Prof. Vânia Maria Maciel Melo)

Fonte: Profª Maria da Conceição de Oliveira, coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da PROINTER – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.