Procurar no portal

Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais realiza primeira mostra de produções dos alunos egressos

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará realizou, no sábado (18), a I Mostra de Produtos Educacionais do PPGTE. O evento visa publicizar as produções dos egressos e impulsionar o compartilhamento de experiências com os atuais estudantes para a elaboração dos trabalhos de conclusão do mestrado profissional.

O evento, realizado no Instituto UFC Virtual, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, foi organizado em parceria entre a coordenação do programa e os alunos egressos. Para a ocasião, os mestres formados pelo Programa foram convidados a apresentar seus trabalhos ao atual corpo discente, composto majoritariamente por profissionais da educação e de áreas correlatas.

Imagem: Dezenas de participantes do evento em uma sala, sendo alguns sentados e a maioria em pé (Foto: Álvaro Graça Jr./UFC Informa)

“Nossa ideia é apresentar para os novos alunos como desenvolvemos as ideias dos nossos produtos educacionais, como foi o nosso caminho e o que eles podem fazer. Esse momento é uma troca de experiências”, explicou Wênia de Sousa, egressa da segunda turma do mestrado do PPGTE.

Na ocasião, Wênia apresentou a plataforma Profmídia, desenvolvida sob orientação do Prof. Robson Carlos Loureiro. O produto educacional dispõe de uma metodologia de formação continuada de professores para a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). O intuito é estimular a formação de uma comunidade continuada de estudos e compartilhamento de experiências desenvolvidas em sala de aula que tenham relação com as tecnologias digitais para que os docentes possam desenvolver suas práticas de ensino.

A coordenadora do Programa, Profª Ana Paula de Medeiros, explica que, por se tratar de um mestrado profissional, é exigido um produto educacional para a obtenção do título. Para ela, a primeira edição da mostra foi “um momento muito festivo de formação dos novos alunos e de publicização do que é feito de ciência e pesquisa no nosso mestrado”.

Ao todo, foram apresentadas quatros produções. Os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o processo de criação dos projetos e a trajetória acadêmica dos ex-alunos. Nayara Barbosa desenvolveu, sob orientação do Prof. Edgar Marçal, uma Interface Cérebro-Computador aliada a um jogo digital para avaliação de aspectos cognitivos de estudantes de ensino fundamental com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Por sua vez, o ex-aluno Mateus Brito, orientado pelo Prof. Herbert Lima, produziu o DigComp-Gestão Escolar, instrumento de autoavaliação das competências digitais dos gestores escolares, voltado a diretores e coordenadores pedagógicos de escolas de ensino fundamental e médio. Já Andressa Ramos desenvolveu, sob orientação da Profª Luciana de Lima, do PPGET, uma sequência didática pautada nos princípios programáticos dispostos por David Ausubel, psicólogo e teórico da educação.

PROGRAMA – O PPGTE tem área de concentração em Tecnologia Educacional, que consiste no desenvolvimento de estudos e práticas voltados para contribuir com os processos de ensino e aprendizagem por meio de recursos tecnológicos. Dessa forma, visa criar uma cultura de inovação em educação nas instituições de ensino por meio da investigação, construção e utilização de ferramentas, técnicas e métodos orientados à resolução de problemas reais relacionados à educação e ao atendimento de demandas sociais, organizacionais e profissionais.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300