Editora da UFC é reinaugurada e Conselho Editorial aprova novas publicações e coleções de livros

Três reedições de obras clássicas e um novo livro sobre a história da Universidade Federal do Ceará serão lançados pela Editora UFC em 2024. A aprovação das publicações foi feita na tarde desta segunda-feira (20), na Reitoria, durante a instalação do Conselho Editorial do equipamento, que acaba de ser reinaugurado. Também foi aprovada na reunião a criação de uma nova coleção de livros, que em breve terá seu edital anunciado.

Integrantes do Conselho Editorial da UFC reunidos na Reitoria

Os conselheiros aprovaram a reedição das três seguintes obras: História Abreviada da UFC, de Antônio Martins Filho (em versão bilíngue); Aves de Arribação, de Antônio Sales; e Cordéis e Outros Poemas, que é uma coletânea da obra de Antônio Gonçalves da Silva, o "Patativa do Assaré", organizada por Gilmar de Carvalho.

Além desses, será escrito e publicado um novo livro que se propõe a continuar a referida obra de Antônio Martins Filho, publicada em 1999. O novo escrito se chamará História Abreviada da UFC – 70 Anos, e será lançado como parte das comemorações das sete décadas da Universidade, a serem completadas em 2024.

O conselho também aprovou uma nova coleção com o selo da Editora UFC (como passa a ser chamada agora, e não mais Edições UFC). Denominada de Flecha, a nova coleção tem por objetivo tratar de temas emergentes na realidade brasileira. Foram escolhidas cinco temáticas: relações raciais e de gênero; desafios da cultura digital; tiranias contemporâneas; emergência climática; e democracia e liberdade. Para cada uma delas, será lançada uma obra, a ser selecionada por chamada em edital.

Será ainda publicado o Edital Fluxo, que receberá propostas de edição de obras por fluxo contínuo, duas vezes ao ano. Serão selecionados, em média, 10 livros, que podem ser escritos em qualquer língua.

Além de já definir as primeiras ações da editora para 2024, a reunião do Conselho Editorial teve um tom celebrativo, por marcar a reinauguração do equipamento, que havia sido desinstalado nos últimos anos. “A Editora UFC é a captura do que há de mais interessante na inteligência da UFC. A gente vai acender luzes pela via dos livros”, destacou o reitor Custódio Almeida, que participou do início da reunião.

O reitor adiantou que serão criadas novas livrarias nos espaços da UFC, e a Imprensa Universitária será reconstituída, com uma nova administração já a partir de dezembro. “Estou com muita pressa de fazer muita coisa”, afirmou, ao proceder um breve balanço dos três primeiros meses de gestão.

O presidente do Conselho Editorial, Prof. Cavalcante Junior, destacou que todos os integrantes foram nomes escolhidos “pela contribuição que cada um traz à cultura do livro. Estamos tecendo os fios de sustentação de uma mesma universidade, não de fragmentos de universidade”.

Os novos integrantes do Conselho Editorial da UFC são os seguintes:

Adelaide Maria Gonçalves Pereira
Ana Fátima Carvalho Fernandes
Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante
Aurea Silva de Holanda
Ciro Nogueira Filho
Francisco Silva Cavalcante Junior
Inês Silvia Vitorino Sampaio
Juliana Cristine Diniz Campos
Maria Elias Soares
Paola Frassinetti Tôrres Ferreira da Costa
Roselane Gomes Bezerra
Sandro Thomaz Gouveia
Suzete Suzana Rocha Pitombeira
Tatiana Passos Zylberberg
Tércia Montenegro Lemos
Vicente de Paulo Aragão Saboia

Fonte: Prof. Cavalcante Junior, presidente do Conselho Editorial da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.