Agência UFC: Pesquisadores criam caneta inteligente para ajudar médicos a detectar doença de Parkinson de forma ágil e precisa

Nos últimos 25 anos, a prevalência de pessoas com a doença de Parkinson dobrou em todo o mundo, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a qual estima que, em 2019, mais de 8,5 milhões de pessoas viviam com a enfermidade. Ainda incurável, a doença tem na sua detecção precoce um fator determinante para o sucesso do tratamento, porém, como seus sintomas mais evidentes só surgem nos estágios finais, isso permanece um desafio.

Leia a matéria completa no site da Agência UFC

Na tentativa de superar tal obstáculo, dois estudos inovadores propuseram uma solução computacional para ajudar a classe médica no diagnóstico do Parkinson. A tecnologia alcançada já foi testada com sucesso e permite a identificação da doença de forma rápida e automática, mesmo em seus estágios mais iniciais.

Imagem: Mão segurando caneta esferográfica sobre papel com testes de linhas

Lideradas pelo professor do Departamento de Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará, Victor Hugo Costa de Albuquerque – incluído na lista dos cientistas mais influentes do mundo em 2022, elaborada pela Universidade de Stanford (EUA) –, as pesquisas foram desenvolvidas em parceria com outras instituições do Brasil e do exterior.

O primeiro estudo desenvolveu uma caneta inteligente capaz de analisar os movimentos de quem a usa, em um determinado teste, e identificar se a pessoa tem ou não a enfermidade. Realizada pelo pesquisador Eugênio Peixoto na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e sob a orientação do Prof. Victor Hugo, a pesquisa elaborou um dispositivo eletrônico que é acoplado à tampa de uma caneta comum, o qual envia as informações sensoriais a uma interface computadorizada que faz a análise dos dados captados.

Os resultados encontrados foram satisfatórios, mas ainda precisavam de aprimoramento. Foi então que uma outra pesquisa foi iniciada para alcançar um algoritmo mais eficaz na detecção do Parkinson. A caneta foi usada com a nova ferramenta computacional, trazendo resultados ainda mais promissores.

Os detalhes sobre os estudos estão disponíveis em matéria publicada na Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Prof. Victor Hugo Costa de Albuquerque, do Departamento de Engenharia de Teleinformática – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.