Estudantes de pós-graduação da UFC são destaque no Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional

Estudantes de pós-graduação da Universidade Federal do Ceará foram destaque na 27ª edição do Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional. Na categoria Dissertação, Marleton Sousa Braz, atualmente doutorando do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da UFC tirou o primeiro lugar com o trabalho Análise do instrumento de incentivo fiscal da SUDENE e seus impactos sobre o mercado de trabalho dos municípios.

Imagem: Ao centro, de camisa clara, o jovem doutorando Marleton Sousa Braz, premiado duas vezes pelo BNB (Foto: acervo pessoal)

Na categoria Artigo, Marleton Braz também ficou em primeiro, seguido por Maria Analice dos Santos Sampaio, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Economia Rural (PPGER) da UFC, em segundo lugar com o artigo “A implementação de parques eólicos e seus impactos sobre municípios brasileiros”. Alcançou o terceiro lugar o estudante Marcus Vinícius Adriano Araújo, doutorando pelo CAEN, autor do artigo “Um modelo espaço-temporal para a criminalidade nos bairros de Fortaleza: a influência de fatores comuns e o efeito vizinhança”.

A cerimônia de premiação ocorreu no dia 24 de outubro, no XXVIII Encontro Regional de Economia do Nordeste, realizado no Centro de Treinamento do BNB, no Passaré.

POLÍTICAS PÚBLICAS – Defendida em fevereiro deste ano, a dissertação de Marleton Braz foi escrita em oito meses e envolveu pesquisa documental, coleta de dados sobre empresas e municípios da região Nordeste, bem como análise de políticas públicas através de metodologias econométricas. O objetivo foi avaliar o efeito da concessão do incentivo fiscal a empresas, pela SUDENE, na forma de redução do pagamento do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ).

“Importante ressaltar que, há mais de seis décadas, a SUDENE utiliza mecanismos para incentivar empresas localizadas no Nordeste a promover investimentos na região. Os resultados, em linhas gerais, apresentam evidência de aumento no número de empregos formais e na renda média dos municípios que possuem empresas incentivadas pela SUDENE. No entanto, observamos que esse benefício está concentrado em municípios desenvolvidos e de grande porte”, afirma Marleton.

Atualmente estudante de doutorado, o jovem segue na pesquisa sobre o tema avaliação de políticas públicas. “O prêmio serviu para mostrar que estou trilhando um bom caminho. Participo de um projeto de pesquisa, coordenado por meu orientador, Prof. Guilherme Irffi, que tem como mote analisar a eficiência, eficácia e efetividade dos incentivos fiscais. Os planos para o doutorado são seguir na agenda de pesquisa e ampliar o foco nos demais mecanismos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional, incluindo a avaliação do Fundo de Desenvolvimento Regional do Nordeste [FDNE] e do Fundo Constitucional do Nordeste [FNE]”, destaca.

ARTIGO – Elaborado em meio à pandemia de covid-19, o trabalho de Analice Sampaio trata dos impactos econômicos da implementação de parques eólicos para os municípios que receberam esse tipo de empreendimento.

Imagem: À direita, a doutoranda em Economia Rural da UFC Maria Analice dos Santos Sampaio (Foto: acervo pessoal)

“Os resultados apresentam evidências de efeito positivo sobre o PIB per capita e o valor adicionado da indústria, bem como os indicadores fiscais como a receita tributária e a arrecadação do ICMS. Além disso, também foi observado um incremento no mercado de trabalho local, mais especificamente, sobre a massa salarial per capita”, comenta o orientador do estudo, Prof. Edward Costa.

O artigo agraciado com a segunda colocação é fruto de uma dissertação apresentada em 2022 no Curso de Mestrado em Economia Rural, do Centro de Ciências Agrárias da UFC. Já o trabalho do terceiro colocado, escrito por Marcus Vinícius Araújo, foi defendido neste ano no CAEN, sob orientação do Prof. Fabrício Linhares.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.