Com mais de 200 trabalhos inscritos, os Encontros Universitários em Quixadá seguem até sexta-feira (24)

O Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá realiza, de hoje (22) até sexta-feira (24), os Encontros Universitários 2023. Com programação que contempla oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos, o evento conta com a participação de estudantes, pesquisadores, servidores docentes e técnico-administrativos da UFC, além de professores e alunos de instituições de ensino do Sertão Central cearense.

Quem chegou ao campus na manhã desta quarta-feira (22) notou, além da decoração do evento, uma intervenção artística no jardim da entrada. Os cataventos de papel foram confeccionados pela presidenta da comissão organizadora dos EU em Quixadá, Profª Diana Medina, e pelos estudantes em uma oficina de artes. “A gente escolheu a paleta de cores próxima da dos Encontros, para destacar o significado de multiplicidade, diversidade. E o catavento, que é um brinquedo, significa aquela coisa do movimento, do estar vivo”, explica.

ft 231122 euquixada gr

A cerimônia de abertura ocorreu na Sala Multiuso do campus, com a participação da Camerata de Cordas da UFC e a presença do pró-reitor de Graduação, Prof. Davi Romero; da diretora do Campus de Quixadá, Profª Andréia Libório; do vice-diretor do campus, Prof. Paulo de Tarso; do prefeito do município, Ricardo Silveira; do representante do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (SEBRAE) no Sertão Central, Cleylton de Almeida Ferreira: e da Profª Diana Medina, presidenta da comissão organizadora dos EU em Quixadá.

Para Diana Medina, os Encontros Universitários representam o momento de mostrar os trabalhos produzidos no campus e valorizar a presença do outro. Neste ano, a cerimônia de abertura foi conduzida pelo estudante do Curso de Ciência da Computação Anderson Soares. “É uma carga simbólica, evidenciando que os Encontros são feitos com os estudantes, por estudantes e para os estudantes”, comenta.

Nesta edição, serão apresentados 219 trabalhos que envolvem projetos de pesquisa, ensino, extensão, desenvolvimento tecnológico, empreendedorismo e inovação. Além disso, durante os três dias, serão realizados oficinas, palestras, minicursos, apresentações culturais e maratonas. Destaque para a Maratona Empreendedora, realizada em parceria com o SEBRAE com o objetivo de estimular o empreendedorismo e fomentar um ambiente inovador em Quixadá.

Para a diretora do Campus, Profª Andréia Libório, os Encontros Universitários são uma maneira de proporcionar aos estudantes a experiência de participar de uma conferência acadêmica. “Esse evento é uma oportunidade de todos conhecerem o que está sendo feito pela comunidade do Campus Quixadá. Que esses trabalhos sirvam de inspiração para vários alunos no próximo ano e que a gente possa descobrir possibilidades de colaboração”, destaca.

ft 231122 euquixada2 gr

O encerramento ocorrerá na tarde de sexta-feira (24), com a palestra “Inteligência artificial nas startups: desafio ou oportunidade?”, ministrada por José Lima, consultor do SEBRAE-CE, e com a premiação dos melhores trabalhos apresentados no evento.

SAIBA MAIS – Principal atividade acadêmica anual da Universidade Federal do Ceará, os Encontros Universitários 2023 tiveram como tema “Incluir para educar, educar para incluir”. Nos campi da UFC em Fortaleza, Sobral, Russas, Crateús e Itapajé, o evento ocorreu de 8 a 10 de novembro, com mais de 6.700 trabalhos inscritos.

Fonte: Comissão organizadora dos Encontros Universitários em Quixadá – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.