Pesquisadores da Pós-Graduação em Economia conquistam primeiro e terceiro lugares no Prêmio Nacional de Educação do FNDE

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da Universidade Federal do Ceará conquistaram o primeiro e o terceiro lugares no Prêmio Nacional de Educação, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A cerimônia de premiação ocorreu na última terça-feira (21), no Museu Nacional da República, em Brasília.

O prêmio visa fomentar a realização de estudos e pesquisas sobre políticas públicas educacionais, de modo a subsidiar a atuação do FNDE no aperfeiçoamento de sua gestão. A solenidade contou com a presença da presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, e do ministro da Educação, Camilo Santana, além de diretores do Banco do Brasil, dos Correios e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Na ocasião foram comemorados os 55 anos do FNDE.

Imagem: Cerimônia de premiação

O primeiro lugar foi para o trabalho Apoio à cooperação técnica entre escolas na educação fundamental: uma análise do Prêmio Escola Nota Dez, de autoria dos professores Diego Carneiro e Guilherme Irffi, do Departamento de Economia Aplicada (DEA), da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC). O artigo trata da avaliação de um programa de incentivos aos gestores escolares implantado em 2009 no Estado do Ceará, denominado Prêmio Escola Nota Dez, que distribui bônus às escolas com base em seus resultados em exames padronizados.

Já o terceiro lugar foi conquistado pela pesquisa Efeitos da alfabetização sobre os resultados nos anos iniciais do ensino fundamental: análise dos dados longitudinais do Ceará (SPAECE – Alfa e do 5º ano do ensino fundamental) entre 2016 e 2019, de autoria de Francisco Antônio de Araújo, pesquisador do CAEN; Pedro Veloso, doutorando do CAEN e bolsista do Programa Cientista-Chefe da Educação; e Manuela Ferraz Hirata, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social (LEPES) da Universidade de São Paulo (USP), e coordenado pelo Prof. Guilherme Irffi, do DEA, e pelos professores do LEPES/USP Luiz Guilherme Scorzafave e Roberta Loboda Biondi Nastari.

O trabalho investiga a relação entre a qualidade da alfabetização das crianças no fim do 2º ano do ensino fundamental e seu desempenho nas avaliações do 5º ano. A pesquisa utilizou dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), criado há mais de 30 anos para avaliar as competências e as habilidades dos alunos da rede pública cearense.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Economia da UFC (CAEN) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.