Com foco na produção artística local, Corredor Cultural Benfica chega à sua quinta edição no domingo (3)

O Corredor Cultural Benfica, iniciativa da Sociedade Cearense de Produção Cultural e Artística, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Ministério da Cultura (Governo Federal), chega à sua quinta edição em 2023. O evento, que acontece em dois domingos, nos dias 3 e 17 de dezembro, é gratuito e reúne feiras culturais e gastronômicas, apresentações artísticas locais e prestação de serviços à comunidade, como a oferta de um mutirão para início do processo de retificação de nome e/ou gênero para pessoas transexuais e travestis, emissão de documentos e ainda feira de adoção de animais.

Entre as atrações artísticas confirmadas, estão Cordão do Caroá, Parahyba e Cia. Bate Palmas, Meninas do Coco, Soul do Axé e Batuque do Dipas (no dia 3) e Macaúba (no dia 17). Também haverá apresentação de artistas locais universitários e servidores da UFC selecionados através de chamada pública.

ft 231123 corredorcultrual gr

A programação diversificada promete movimentar as ruas do bairro boêmio e universitário entre 9h e 16h e vai atender aos públicos de todas as idades, com atividades nos jardins da Reitoria, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), no estacionamento do MAUC e na avenida da Universidade, onde o trecho entre a avenida Treze de Maio e a rua Padre Francisco Pinto será fechado para o trânsito de veículos.

“A realização de eventos como o Corredor e tantos outros é a materialização da importância de políticas públicas voltadas para a cultura. Como a cultura é um direito humano, o incentivo do Estado é fundamental para a cidadania. Os festivais são, historicamente, uma ferramenta na difusão de todas as linguagens artísticas, e o Corredor Cultural é um deles”, explica o produtor-executivo do projeto, Chico Célio.

PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA – Entre as atividades oferecidas na programação deste ano, estão exposições voltadas para crianças e adultos no MAUC, apresentações artísticas nas mais diversas linguagens – como música, dança, teatro, circo, cultura popular e literatura –, praça de alimentação no Paraíba Bar, contação de histórias, feira de antiguidades e numismática, feira negra, feira LGBT, aula de ritmos, entre outras.

Haverá ainda a oferta de serviços para a comunidade. O Núcleo de Prática Jurídica Estácio e a Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da OAB/CE vão viabilizar um mutirão de retificação de nome e gênero para pessoas transexuais e travestis, com atendimento e orientação jurídica gratuita sobre o procedimento. Já a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR) prestará serviços de emissão de carteira de estudante, bilhete único, gratuidade infantil e cartão do idoso no transporte. Outra novidade desta edição é uma feira de adoção de cães e gatos.

SAIBA MAIS – Promovido pela primeira vez em 2017, o Corredor Cultural Benfica quer dar visibilidade a artistas, grupos e projetos culturais cearenses, possibilitando a oportunidade de contribuir para o fomento da arte e da cultura tanto na UFC quanto em toda a sociedade cearense, por meio de estímulos que criem condições para o revigoramento e aperfeiçoamento da produção artístico-cultural através da troca dialógica entre saberes e conhecimentos. O evento também visa movimentar o tradicional bairro universitário e prestar serviços à comunidade.

Corredor Cultural Benfica 2023
Quando:
3 e 17 de dezembro, das 9h às 16h
Local:
entorno da Reitoria da UFC (avenida da Universidade, 2853 – Benfica)
Acesso gratuito