UFC se desvincula do programa Universidade Aberta do Brasil e busca assegurar novo modo de ensino a distância

A Universidade Federal do Ceará (UFC) decidiu se desvincular da Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC), que vinha sendo conduzido pelo Instituto UFC Virtual, com a adesão a editais para a oferta de cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EaD). O Ofício 567/2023/GR/REITORIA explicando a intenção de não mais participar dos editais da UAB foi assinado pelo reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, no último dia 16 e encaminhado à CAPES.

Imagem: O programa da UAB com cursos a distância foi criado para ampliar o acesso à educação superior (Foto: Pixabay)

Entre os fatores que justificam a medida, o reitor explica que “sendo um programa, sua operacionalização apresenta diversos pontos de fragilidade, refletidos, por exemplo, em mudanças nos parâmetros/valores do financiamento durante a execução de uma determinada oferta. Além disso, não há garantia do repasse integral do que se encontra pactuado no TED [Termo de Execução Descentralizada]. Tais fragilidades geram grandes dificuldades para a condução dos cursos, o que potencializa evasão, retenção, e, em última análise, implicam na qualidade dos cursos e alunos formados”.

O reitor Custódio Almeida esclarece no ofício, no entanto, que a decisão da UFC de sair do programa UAB não significa romper com a modalidade de Educação a Distância (EaD). “A UFC está comprometida com a oferta de cursos e componentes curriculares EaD, desde que o financiamento, infraestrutura física e de pessoal e a autonomia institucional sejam garantidas”, diz ele. Acrescenta ainda que a UFC “vai buscar a implementação de um modelo de Educação a Distância que assegure oferta com a qualidade necessária”.

PROTAGONISMO – A UFC é uma das universidades federais que esteve desde o início participando da UAB. O Curso de Bacharelado em Administração a Distância, ofertado pela UFC em 2006, em parceria com o Banco do Brasil, foi, inclusive, um projeto-piloto que serviu de precursor ao programa UAB.

O diretor do Instituto UFC Virtual, Prof. Gabriel Paillard, informa que o programa foi criado para “ampliar o acesso à educação superior, com ênfase na formação de professores sem graduação, na educação contínua de professores graduados e na oferta de cursos para profissionais da educação básica pública. A motivação de origem era reduzir desigualdades no ensino superior e criar um sistema nacional de educação a distância com polos de apoio para atividades presenciais, incluindo interação com tutores, professores, e acesso a recursos como bibliotecas e laboratórios”.

Atualmente, encontram-se ativos os cursos Licenciatura em Química, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Física, Licenciatura em Letras-Inglês, Licenciatura em Letras-Português e Licenciatura em Letras-Espanhol. Mas já foram ofertados cursos como o Bacharelado em Administração em Gestão Pública (BAGP) e Pedagogia, além de outros de especialização, MBA, formações diversas e de Educação de Jovens e Adultos.

Nos quadros abaixo, o Instituto UFC Virtual apresenta um painel dos cursos e quantitativos de alunos ao longo dos anos. No quadro a seguir, constam as entradas para cada ano:

Imagem: Fonte: UFC Virtual

Com relação ao quadro acima, o Prof. Gabriel Paillard explica que o Curso de Administração teve sua última entrada ofertada em 2011, uma vez que a CAPES é que estabelece em seus editais quais graduações poderão ser pleiteadas.

Neste outro quadro, está o percentual dos formandos:

Imagem: Fonte: UFC Virtual

Abaixo segue o panorama atual de alunos ativos para cada graduação:

Imagem: Fonte: UFC Virtual

“Os destacados acima são os discentes que não estão mais vinculados aos editais da CAPES e, dessa forma, não possuem o custeio passado para a UFC. Ou seja, temos 452 discentes, mas apenas 339 possuem recursos pagos pela CAPES”, explica o Prof. Gabriel Paillard.

Abaixo estão os polos que possuem alunos das ofertas acima:

imagem: Fonte: UFC Virtual

O Prof. Gabriel Paillard informa que a UFC irá assegurar a conclusão dos seis cursos para os alunos que não finalizarem até 2025. Ele acrescenta que, no primeiro momento, em relação aos cursos de BAGP e Pedagogia que não têm mais custeio previsto pela CAPES, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) ainda está analisando como formatar a solução.

Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Instituto UFC Virtual – e-mail: Prof. Gabriel Paillard, diretor do Instituto UFC Virtual – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.