NUTEDS inscreve para Simpósio sobre HIV/aids promovido pela Rede de Ações Posithivas no Combate ao Estigma

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, em 1º de dezembro, o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS) da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará sediará o I Simpósio sobre HIV/aids: Entendendo as Vulnerabilidades e as Oportunidades de Prevenção e Tratamento nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

O evento terá um formato híbrido, com transmissão pelo canal do NUTEDS no YouTube. As inscrições para a programação on-line ainda podem ser feitas gratuitamente via formulário eletrônico. A promoção do Simpósio é da Rede de Ações Posithivas no Combate ao Estigma (REAPCE), projeto de extensão do Departamento de Saúde Comunitária da FAMED/UFC, com apoio do NUTEDS e da Sociedade Cearense de Infectologia (SCI).

Imagem:  O simpósio promovido pela Rede de Ações Posithivas no Combate ao Estigma da FAMED marca o Dia Mundial de Combate à Aids (Imagem: Divulgação)

A programação se integra à campanha global, realizada anualmente em 1º de dezembro, para esclarecer a população sobre a aids, causada pela infecção do vírus da imunodeficiência humana (HIV, sigla em inglês), e como forma também de combater o preconceito, a desinformação e o estigma em torno da doença.

A coordenadora do projeto e presidente da SCI, Profª Lisandra Damasceno, explica que a ideia do Simpósio surgiu a partir da experiência da Rede. “Nós começamos a ler um pouco mais sobre o assunto e sobre as estatísticas. Pensamos em fazer esse evento para falar sobre a doença, do que é a aids, sobre o que aconteceu ao longo desses mais de 40 anos de epidemia, além de atualizar os estudantes e profissionais da Saúde sobre o que temos na atualidade para combater e prevenir a doença”, diz.

O coordenador do NUTEDS, Prof. Luiz Roberto de Oliveira, considera de extrema importância a realização de eventos como o Simpósio. “Infelizmente, até o momento, a aids não tem cura, mas há formas de prevenir a doença e salvar vidas. Acreditamos que uma dessas formas é por meio da informação séria e de qualidade. Essa é a nossa forma de contribuir para que possamos ter uma redução do número de infectados pelo vírus”, afirma.

PROGRAMAÇÃO ‒ Do programa do Simpósio, constam 11 palestras a serem proferidas por psicólogos, enfermeiros, infectologistas, cientistas sociais e professores da FAMED e uma apresentação teatral de um trecho da obra “Fronteiras”, dos estudantes da Residência Integrada em Saúde (RIS), a partir de experiências vivenciadas no Hospital São José, que atende pacientes com doenças infectocontagiosas, como a aids. A peça segue a metodologia da Cena Fórum e do Teatro do Invisível, vertentes do Teatro do Oprimido, do teatrólogo brasileiro Augusto Boal (1931-2009). A cada dia serão feitos sorteios de brindes para participantes presenciais e virtuais.

Como parte do evento, também serão distribuídos laços vermelhos, símbolo da campanha de prevenção ao HIV/aids. Com isso, os organizadores querem também sensibilizar pessoas que estejam transitando pela FAMED para fazerem testes rápidos de HIV em alguma unidade de saúde, caso julguem necessário.

Além disso, a coordenadora da REAPCE, Profª Lisandra Damasceno, ressalta que o evento terá ainda um viés também de solidariedade em benefício da Casa Sol Nascente, instituição que atende adultos e crianças que vivem ou convivem com a doença. Até o dia 6 de dezembro as pessoas podem fazer doações de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal que serão entregues à Casa, localizada no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), na avenida Alberto Craveiro, no Castelão.

Confira a programação completa e outras informações no site do NUTEDS

Fonte: Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS) ‒ fones: (85) 3366 8055 e 3366-8654 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.