Empresas juniores da UFC são premiadas em evento que reconhece sua atuação na sociedade

Vinte e três empresas juniores da Universidade Federal do Ceará conquistaram premiações no Impacte 23: um Legado de Alto Impacto, evento em que a Federação das Empresas Juniores do Estado do Ceará (FEJECE) reuniu e avaliou iniciativas do gênero, nos dias 18 e 19 de novembro. Atualmente, das cerca de 70 empresas juniores vinculadas à FEJECE, mais de 40 estão sediadas em cursos de graduação da UFC.

A FEJECE é uma entidade articuladora do chamado Movimento Empresa Júnior (MEJ) no Ceará. De acordo com Felipe Lima, assessor de Expansão da FEJECE, o Impacte 23 é o momento em que as empresas juniores (EJs) são reconhecidas por sua atuação na sociedade, através de metas por elas cumpridas no último período.

Imagem: estudantes comemorando em cima de um palco

Felipe explica que as empresas juniores que atingem apenas a meta de faturamento são reconhecidas como EJ Alto Crescimento. As que recebem o título de EJ Colaborativa são aquelas que, além de bater a meta de faturamento, colaboram com outras empresas juniores e com outros segmentos de mercado – cerca de 20% dos serviços vendidos ou executados por essas EJs são destinados a outro setor. A EJ Inovadora, além de atingir as métricas de Alto Crescimento e Colaborativa, é aquela que também alcançou altos níveis de satisfação junto a seus clientes, apresenta diversidade entre seus integrantes – pelo menos um terço é composto por mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência ou da comunidade LGBTQIAPN+, por exemplo – e atingiu bom índice de vendas de uma solução inovadora.

“E o que é uma EJ Alto Impacto? Hoje, as empresas juniores no Brasil são divididas por clusters [segmentos] de 1 a 5. O 1 significa EJ de Baixa Maturidade, e o 5 representa uma EJ de Alta Maturidade. Quem alcança o cluster 5 são EJs de Alto Impacto, pois bateram todas as metas das empresas juniores de Alto Crescimento, Colaborativas e Inovadoras”, explica Felipe Lima. Na UFC, pertencem a esse seleto grupo apenas duas empresas juniores.

Confira abaixo a lista de empresas juniores da UFC premiadas no evento da FEJECE, que reuniu aproximadamente 400 participantes:

EJ Alto Crescimento: RETEC, do Curso de Engenharia de Energias Renováveis.

EJ Colaborativa: Black Oil, do Curso de Engenharia de Petróleo; Ambienteia, do Curso de Ciências Ambientais; Consultec, do Curso de Engenharia Civil; Dual, do Curso de Matemática Industrial; Emzootec, do Curso de Zootecnia; Gauss, do Curso de Estatística; GeoCapta, do Curso de Geologia; Keréus, do Curso de Design; Metal, do Curso de Engenharia Metalúrgica; Polis, do Curso de Gestão de Políticas Públicas; e Terceira Caixa, do Curso de Design-Moda.

EJ Inovadora: Conalimentos, do Curso de Engenharia de Alimentos; Mata Branca, do Curso de Ciências Biológicas; Buriti, do Curso de Gastronomia; InOrbita, do Curso de Geografia; Rastro, do Curso de Publicidade e Propaganda; e Tecsys, do Curso de Engenharia Elétrica. Do Campus da UFC em Russas, também foram reconhecidas nessa categoria as empresas juniores Include, do Curso de Engenharia de Software; Vale J, do Curso de Engenharia Civil; e Inovale, do Curso de Engenharia de Produção.

EJ Alto Impacto: Accont, do Curso de Ciências Contábeis; e EJUDI, do Curso de Direito.

Imagem: estudantes comemorando em cima de um palco

Na UFC, as empresas juniores têm o olhar de dois setores: a Coordenadoria de Apoio, Fomento e Avaliação das Ações de Extensão, ligada à Pró-Reitoria de Extensão (PREX); e a Coordenadoria de Empreendedorismo e Inovação, vinculada à Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER). A primeira é responsável pelo processo de legalização e criação das EJs dentro da Universidade, enquanto a segunda atua para alavancar o tema do empreendedorismo na Instituição, a partir de ações de capacitação e promoção de eventos com parceiros, a exemplo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Para a Profª Conceição Oliveira, coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da PROINTER, a interação entre a academia e o setor produtivo é mediado pelas empresas juniores. “Elas são como uma ponte entre o setor produtivo e a Universidade, onde elas desenvolvem soluções ou serviços para atender a uma demanda de mercado. É nelas que ocorre a capacitação prática de estudantes de graduação em empreendedorismo e negócios, porque as EJs têm CNPJ constituído”, explica.

A Profª Conceição acredita que a premiação dada pela FEJECE às empresas juniores sediadas na UFC é também o reconhecimento da Universidade como um todo, por seu papel de apoio e de formação das EJs no ambiente universitário. “Obviamente que queremos fazer mais. A PREX e a PROINTER estão trabalhando ações conjuntas para capacitarem essas empresas. Penso que precisamos ter capacitações específicas para os membros das EJs, para tornar esse aprendizado prático mais proveitoso”, projeta a Profª Conceição.

Fontes: Felipe Lima, assessor de Expansão da FEJECE – fone: (88) 98143 5062 / Prof. Conceição Oliveira – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.