Grupo estudantil da UFC conquista, pela sexta vez, prêmio do Instituto Americano de Engenheiros Químicos

Pelo sexto ano consecutivo, o capítulo estudantil AIChE da Universidade Federal do Ceará conquistou o Prêmio Outstanding Student Chapter, concedido pelo American Institute of Chemical Engineers – AIChE (Instituto Americano de Engenheiros Químicos). Um dos maiores prêmios da entidade, o título reconhece as ações desenvolvidas pelos grupos estudantis espalhados por diversos países do mundo.

De acordo com a diretora de marketing do AIChE UFC, Yonara Saldanha, o prêmio leva em consideração questões como número de encontros e eventos realizados, variedade de atividades promovidas, relevância no desenvolvimento de atividades e impacto social e acadêmico, participação em programas do AIChE em nível local, nacional e internacional e realização de iniciativas ligadas à indústria local. Entre os mais de 400 capítulos espalhados pelo mundo, são selecionados, anualmente, cerca de 5% paraa premiação.

Imagem: foto de 11 jovens em pé embaixo de uma laje onde está escrito Centro de Tecnologia

“Esse prêmio é de extrema importância para o grupo, visto que é uma forma de reconhecimento de todo o trabalho realizado pelos integrantes e de saber que as atividades desenvolvidas estão sendo impactantes e importantes”, destaca, celebrando a conquista do “hexa”.

A cerimônia de premiação ocorreu no início do mês durante a conferência anual da entidade, realizada em Orlando (Estados Unidos). Na ocasião, o Prof. Célio Cavalcante Jr., coordenador do grupo estudantil na UFC, recebeu uma placa e um certificado de reconhecimento.

O capítulo AIChE UFC iniciou as atividades em 2016 e atualmente conta com 22 integrantes, todos do Departamento de Engenharia Química. O grupo tem como missão fortalecer a relação entre a indústria local e a Universidade por meio da promoção de eventos e atividades extracurriculares.

Assim, desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão, como colóquios, rodas de conversas, minicursos e visitas técnicas. Neste semestre, por exemplo, o grupo organizou visitas à Fábrica Fortaleza, do grupo M. Dias Branco, e à Perícia Forense do Ceará (PEFOCE) com o objetivo de promover a aproximação entre os estudantes de graduação e os setores da indústria e da pesquisa locais.

Fonte: Yonara Saldanha, diretora de marketing do capítulo estudantil AIChE UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.